O distanciamento do ciclone extratropical do continente fez com que a circulação de umidade ciclônica cessasse sobre o Estado, o que trouxe a diminuição da nebulosidade e garante o predomínio do sol no Rio Grande do Sul durante esta fria quarta-feira. O vento ainda sopra moderado, até com rajadas na faixa Leste, mas muito menos forte do que ontem. Há um ano, no dia 27 de agosto, o dia começava também muito frio no Rio Grande do Sul. Com uma importante diferença. Hoje, o céu azul se faz presente (imagem abaixo do amanhecer em Porto Alegre do SBTRS), mas há um ano havia instabilidade que proporcionou a maior nevada no Rio Grande do Sul desde 8 a 10 de julho de 1994 (foto abaixo da Rádio Fátima de Vacaria).


O Rio Grande do Sul teve hoje temperatura negativa. É o 27º dia do ano em que a temperatura cai abaixo de zero no Estado. Fez 2,6ºC abaixo de zero na estação automática que está entre os municípios de Soledade e Fontoura Xavier. Houve registro de marcas abaixo de zero no Oeste, Noroeste e no Planalto. Santa Catarina teve mínima de 4,1ºC negativos em São Joaquim.


Esfria demais a partir do entardecer de hoje, antecedendo a madrugada desta quinta que vai ser a mais fria da semana na maioria das cidades gaúchas. O amanhecer amanhã vai ter mínimas perto de 0ºC ou negativas em praticamente todo o Rio Grande do Sul com geada ampla. Porto Alegre pode ter entre 3ºC e 5ºC nos bairros mais frios. Na Grande Porto Alegre, as mínimas ficam entre 2ºC e 4ºC. Nos Aparados, mínimas entre 2ºC e 4ºC abaixo de zero. Expectativa de marcas negativas ainda na Campanha, Noroeste, Planalto Médio e Serra. A tarde será amena. Na sexta ainda faz muito frio com novos registros de marcas abaixo de zero, mas a tarde será mais quente. No sábado, as mínimas continuam a se elevar, mas baixadas nos Aparados ainda podem ter marcas abaixo de zero. Aquece bastante sábado, mas sem repetir o calor do último fim de semana.