Anúncios

Regiões altas da província argentina de Córdoba registram neve pela segunda vez em uma semana | Polícia de Córdoba

Está nevando nesta segunda-feira na chamada região das Altas Cumbres, as áreas mais altas da província argentina de Córdoba, no Centro do país vizinho. A polícia local públicos imagens da neve que foram compartilhadas pelo Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) na manhã de hoje. É a segunda vez em uma semana que a neve cai na região, em pleno mês de outubro. No sábado, uma tempestade de neve atingiu a área mais meridional da Argentina, na província da Terra do Fogo.

Não é comum nevar em Córdoba no mês de outubro e muito menos com intensidade que deixe a paisagem branca. Tampouco nevar duas vezes em apenas uma semana. Desde o começo da primavera, e a estação está prestes a completar um mês, registra-se uma alta frequência de massas de ar frio avançando pelo continente, resultado do fenômeno La Niña e da Oscilação Antártica que esteve na sua fase negativa na primeira quinzena de outubro.

O mapa de anomalia de temperatura em 850 hPa (nível de 1.500 metros de altitude) do modelo canadense mostrava temperatura abaixo da média em grande parte do Centro para o Sul da América do Sul, especialmente na parte central do continente, ao passo que ar mais quente do que a média começava a ingressar na Patagônia após um fim de semana gelado e com neve.

O amanhecer de hoje foi muito frio para esta época do ano na província de Buenos Aires com mínimas negativas, como nas cidades de Tandil com -0,2ºC e Benito Juárez com -0,7ºC. Mar del Plata anotou 0,9ºC. No Sul da Argentina, a temperatura ficou abaixo de zero também na cidade de Bariloche com mínima de -1,1ºC.


O ar frio se fez sentir hoje cedo também no Uruguai e no Rio Grande do Sul. No Uruguai, Mercedes registrou mínima nesta segunda-feira de 5,1ºC. No estado gaúchos, os termômetros indicaram 7,0ºC em Livramento, 7,2ºC em Quaraí e São José dos Ausentes, 7,8ºC em Bagé, 7,9ºC em Jaguarão, 8,1ºC em Farroupilha, 8,3ºC em Dom Pedrito, 8,5ºC em São Francisco de Paula, 8,7ºC em Caxias do Sul e Encruzilhada do Sul, 8,9ºC em Alegrete e Canela, 9,1ºC em Gramado, 9,5ºC em Cruz Alta, 9,6ºC em Santiago, 9,7ºC em Santa Maria, e 9,8ºC em São Gabriel e em Canguçu.

Um reforço de ar frio que vai passar pela costa entre amanhã e quarta-feira com a instalação de um novo centro de alta pressão na costa de até 1.028 hPa vai proporcionar a continuidade da temperatura baixa durante a noite. Com efeito, as madrugadas no restante desta semana vão mais uma vez registrar mínimas de um dígito no Rio Grande do Sul.

Anúncios