Anúncios

Rios de lava na erupção do monte Nyiragongo ameaçam Goma | MONUSCO/UN

O monte Nyiragongo, um vulcão situado no Leste da República Democrática do Congo, entrou em erupção neste sábado e provocou pânico na população local. A erupção formou grandes correntes de lava que iluminaram o céu da região de vermelho. 

Um helicóptero da missão de pacificação da ONU no país (Monusco) fez um voo de reconhecimento pela região e confirmou a erupção e constatou que se dirigia para a cidade próxima de Goma, de 700 mil habitantes e 2 milhões na região. A agência de notícia inglesa Reuters informou que a lava teria alcançado o aeroporto da cidade. 

“O céu ficou vermelho. Ao longe, observam-se chamas gigantes. Mas não treme. As sirenes não foram acionadas”, contou à agência de notícias AFP por telefone uma moradora. A cidade está sem luz.

O vulcão Nyiragongo,

O monte Nyiragongo está situado a apenas quinze quilômetros da cidade de Goma e já foi responsável por desastres na região.

Nyiragongo teve uma grande erupção com fluxos piroclásticos em 1977 que deixarem dezenas de mortos e forçaram a evacuação de centenas de milhares de pessoas para a fronteira com Ruanda. 


Houve ainda grandes erupções entre 1982-1983 e novamente em 1994. Em 2002, erupção de maior proporção iniciada em 17 de fevereiro de 2002, trouxe lava para a periferia da cidade de Goma.

Alertas foram emitidos pelas autoridades locais e 400 mil pessoas foram evacuadas da cidade até a fronteira com a Ruanda. Pelo menos 4500 edifícios de Goma foram destruídos, deixando cerca de 120 mil pessoas desabrigadas. A erupção foi a mais destrutiva na história moderna.

Anúncios