O monte Nyiragongo, um vulcão situado no Leste da República Democrática do Congo, entrou em erupção neste sábado e provocou pânico na população local. A erupção formou grandes correntes de lava que iluminaram o céu da região de vermelho.
??Activité volcanique aux alentours de Goma: la MONUSCO fait des vols de reconnaissance.
La lave ne semble pas se diriger vers la ville de Goma. Nous restons en alerte. pic.twitter.com/JQmz7v16Ne
— MONUSCO (@MONUSCO) May 22, 2021
Um helicóptero da missão de pacificação da ONU no país (Monusco) fez um voo de reconhecimento pela região e confirmou a erupção e constatou que se dirigia para a cidade próxima de Goma, de 700 mil habitantes e 2 milhões na região. A agência de notícia inglesa Reuters informou que a lava teria alcançado o aeroporto da cidade.
?#RDC Eruption du volcan #Nyiragongo. Un plan d'évacuation de #Goma est en cours. Toutes les informations vont être données sur la #RTNC. pic.twitter.com/u1lhqzXqcp
— Christophe RIGAUD (@afrikarabia) May 22, 2021
#Nyiragongovolcano : Les laves touchent déjà les habitations vers Buhene, au Nord de #Goma. pic.twitter.com/DlqZ2Ic8lt
— Congo Rassure (@Congo_Rassure) May 22, 2021
#Nyiragongo eruption: New vent opened around Mujoga, lava flowing towrds Goma city.
Eruption du #Nyiragongo, un évent vient de s'ouvrir vers Mujoga et se dirige vers la ville de Goma. pic.twitter.com/bio4wG6CHR
— Charles Balagizi (@CharlesBalagizi) May 22, 2021
“O céu ficou vermelho. Ao longe, observam-se chamas gigantes. Mas não treme. As sirenes não foram acionadas”, contou à agência de notícias AFP por telefone uma moradora. A cidade está sem luz.
O vulcão Nyiragongo,
O monte Nyiragongo está situado a apenas quinze quilômetros da cidade de Goma e já foi responsável por desastres na região.
Nyiragongo teve uma grande erupção com fluxos piroclásticos em 1977 que deixarem dezenas de mortos e forçaram a evacuação de centenas de milhares de pessoas para a fronteira com Ruanda.
Houve ainda grandes erupções entre 1982-1983 e novamente em 1994. Em 2002, erupção de maior proporção iniciada em 17 de fevereiro de 2002, trouxe lava para a periferia da cidade de Goma.
Alertas foram emitidos pelas autoridades locais e 400 mil pessoas foram evacuadas da cidade até a fronteira com a Ruanda. Pelo menos 4500 edifícios de Goma foram destruídos, deixando cerca de 120 mil pessoas desabrigadas. A erupção foi a mais destrutiva na história moderna.