Anúncios

Um Natal sob as águas na Bahia. O estado baiano enfrente um novo episódio de chuva excessiva, o segundo no mês de dezembro, que inunda cidades e desaloja famílias.

Moradores de pelo menos 12 cidades da região Sul da Bahia sofrem com a situação. Em Itabuna, há desabrigados em diversos bairros. São famílias que moram às margens do Rio Cachoeira, que subiu quase seis metros e transbordou em vários trechos.

Um riacho também transbordou e as águas chegaram a invadir alguns imóveis. Itabuna tem mais de 40 áreas consideradas de risco.

A chuva também interrompeu o tráfego de veículos na BR-415 (Ilhéus-Itabuna). Um dos riachos que corta a rodovia transbordou e deixou ao menos 70 metros da pista coberta.

A chuva fez estragos também em municípios como Coaraci, Camacan, Itaju do Colônia, Itororó, Itacaré, Almadina, Itajuípe, Pau Brasil, Firmino Alves, Mascote, São José, Vitória e Santa Luzia.

Em Itororó, o Rio de Contas transbordou durante a noite, invadiu casas e estabelecimentos comerciais. Dezenas de famílias estão desabrigadas no município.

O governado informou que no estado são pelo menos 19 cidades atingidas e 66 continuam em situação de emergência.

“Temos 19 cidades com várias comunidades embaixo d’água. A base de apoio está montada em Ilhéus e já começa a receber apoio dos governos do Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais, além do Ministério da Cidadania. A prioridade neste momento é retirar todas as pessoas das áreas de riscos, restabelecer serviços e abrir estradas”, informou o governo baiano.

Foi determinada a instalação de uma base de apoio no município de Ilhéus, na região Sul do estado, onde se concentram os maiores problemas.

A prefeitura de Feira de Santana decretou situação de emergência neste sábado em virtude das fortes chuvas que têm caído desde a quinta-feira no município. Foi criado ainda um Comitê de Crise para enfrentar as consequências da chuva.

A chuva excessiva na Bahia não surpreende. Na última semana, a MetSul alertou que as mesmas regiões castigadas no começo do mês voltariam a sofrer com chuva excessiva e inundações. As precipitações somam quase 200 mm nas últimas 72h em municípios como Valença e Ilhéus.

A previsão é de mais chuva na Bahia no começo da semana com os maiores volumes no Oeste e no Sul baiano.

No decorrer da semana, o canal de umidade recua no sentido Sul e a chuva aumenta em estados do Sudeste do Brasil, especialmente em Minas Gerais, diminuindo na Bahia.