Anúncios

Antes de mais nada a imagem de satélite confirma o que já se projetava para este domingo no Sul do país. Modelos indicavam temporais isolados entre Santa Catarina e Paraná e Centro do país com algum potencial para o Norte/Noroeste gaúcho. Nesse meio tempo o Rio Grande do Sul teve o domínio do ar muito seco que propiciou mais um dia de calor intenso e baixos índices de umidade relativa do ar. Essas condições inibiram a formação de nuvens no território gaúcho com céu claro na maioria das regiões. Na foto abaixo é possível ver o céu limpo, sem uma nuvem sequer no Litoral Sul gaúcho como resultado do ar muito seco presente no Rio Grande do Sul hoje.


Na praia do Cassino a tarde foi de céu limpo sem nuvens. O vento esteve presente e ajudou aliviar o calor. Foto de Jamile Mello

TARDE TEVE CALOR INTENSO

Simultaneamente as maiores marcas de temperatura e os menos valores de umidade foram registrados na Metade Oeste do território gaúcho. Segundo rede de dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a máxima do Estado hoje ocorreu em Quaraí com 39,3°C. Na sequência a máxima alcançou 38,8°C em Uruguaiana, 37,6°C em Alegrete, 36,9°C em Santiago, 37,1°C em São Luiz Gonzaga, 37,1°C em São Vicente do Sul, 37°C em São Borja e Santiago,36,8°C em Jaguarão e 36,1°C em Tupanciretã,.


Nesse meio tempo a umidade relativa do ar despencou a tarde com índices mínimos que baixaram de 30% em diversos municípios. O menor índice de hoje foi registrado pelo Inmet em Santiago com apenas 11%.  A umidade ficou baixa também em Ibirubá com 12%, 13% em Cruz alta, em Alegrete e Quaraí com 14%,  em Tupanciretã com 15%, em Uruguaiana com 16%, em Soledade com 18%, 21% em Serafina Correa, 22% em Passo Fundo, em Santana do Livramento e Santa Maria  25%, em Canguçu com 25% e São Gabriel com 27%.

Da mesma forma Porto Alegre e região metropolitana tiveram um dia muito quente também. Na estação do Inmet, no jardim botânico, a máxima chegou a 33,4°C com máxima de 34,9°C em Campo Bom no Vale do Sinos. Ao mesmo tempo rede de estações particulares registraram 36,8°C em Canoas, 35,5°C em Trinfo, 35°C em São Leopoldo, 34,2°C em Nova Santa Rita.

PRÓXIMAS HORAS

A noite deste domingo seguirá com céu claro em grande parte do território gaúcho e a temperatura custa a baixar. Até por volta das 22h a temperatura estará ao redor de 30°C com previsão de abafamento, especialmente no interior. Por outro lado, entre a Costa Doce e o Litoral o vento se intensifica a noite e favorece refresco. Na Grande Porto Alegre a noite terá de tempo firme com pouco vento e temperatura com baixando devagar.

Anúncios