Anúncios

Nevoeiro cobria o estádio Beira-Rio na manhã deste domingo de Grenal | Fernando Oliveira

O domingo de Grenal começou com nevoeiro em Porto Alegre e na região metropolitana. A visibilidade horizontal no Aeroporto Salgado Filho caiu de 2.400 metros para apenas 300 metros entre 4h e 4h30 da madrugada de hoje e até a metade da manhã o nevoeiro se mantinha. No momento de maior restrição, a visibilidade no aeroporto era de apenas 200 metros.

A base aérea de Canoas também registrou nevoeiro e que se mantinha denso até o meio da manhã de hoje, variando a visibilidade horizontal no aeródromo entre 200 metros e 300 metros até 9h da manhã.


A MetSul havia previsto a ocorrência de nevoeiro para hoje com o tempo aberto, o vento calmo e a massa de ar frio agora sobre o oceano. A previsão é que o fenômeno se repita nesta segunda-feira na Grande Porto Alegre e outras áreas do Rio Grande do Sul.

Nevoeiro na climatologia

Um estudo da Força Aérea Brasileira (FAB) da frequência do fenômeno no Aeroporto Salgado Filho, realizado entre os anos de 1998 e 2006, de autoria de Luiz Alexandre Fragozo de Almeida, mostrou que no período houve 63 dias de nevoeiro em junho, 56 em maio e 48 em julho.

Este período de maio a junho, assim, costuma ser de alta incidência de nevoeiro na área metropolitana. A Grande Porto Alegre está ao Norte da Lagoa dos Patos e é entrecortada por vários rios (Caí, Jacuí, Sinos e Gravataí) com muitas áreas alagadiças e de banhados, o que favorece a ocorrência de nevoeiro.

Porto Alegre, ademais, tem o Guaíba ao seu lado do Sul ao Norte da cidade, o que faz com que frequência de nevoeiro e neblina seja muito maior em áreas próximas do manancial.

Grenal

Apesar de o dia começar cinzento, a tendência é que gradualmente o nevoeiro e a cobertura de nuvens baixas se dissipe ao longo deste domingo em Porto Alegre, o que permitirá que o sol apareça em Porto Alegre durante a tarde.


Com isso, a tendência é de um clássico Grenal no estádio Beira-Rio com tempo firme e sol durante à tarde. Internacional e Grêmio devem entrar em campo no estádio colorado pela final do Campeonato Gaúcho de 2021 com temperatura entre 22ºC e 23ºC.

 

Anúncios