
Vendaval fez estragos hoje cedo no município catarinense de Chapecó
Áreas de instabilidade pré-frontais associadas ao ar muito quente atingiram o Oeste de Santa Catarina na manhã deste domingo (27), causando estragos. O município mais atingido foi Chapecó, onde a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de 93 km/h.
TEMPO | Vendaval com rajadas de 93 km/h hoje de manhã em Chapecó (SC) causou destelhamentos e problemas na rede elétrica. Veja no vídeo os impactos do vendaval na rede de energia. Leia alerta meteorológico em https://t.co/1GlHPEEOD1. pic.twitter.com/YTXwIznase
— MetSul.com (@metsul) September 27, 2020
Conforme a Defesa Civil do município catarinense, várias casas foram destelhadas e uma árvore caiu na SC-283, na saída para Seara. Houve problemas na rede elétrica que deixaram parte da cidade sem luz.
As mesmas áreas de instabilidade atingiram também o Noroeste do Rio Grande do Sul na manhã deste domingo, onde houve registro de temporais isolados com vento forte e muitos raios. No Norte do Rio Grande do Sul caiu granizo em alguns pontos. Em São Borja, a Rádio Cultura noticiou quatro casas destelhadas.
TEMPO | Granizo na manhã deste domingo em Vacaria em vídeo de @eng_glaucio. pic.twitter.com/Y38xIHoSx5
— MetSul.com (@metsul) September 27, 2020
TEMPO | Temporal com chuva, vento forte e raios em Barra do Guarita, município do Noroeste gaúcho que faz divisa com Itapiranga (SC). Vídeo via @marcosdbenites. Leia alerta meteorológico em https://t.co/1GlHPEEOD1. pic.twitter.com/8iaMVrpJFt
— MetSul.com (@metsul) September 27, 2020
No Sul gaúcho, vendavais localizados atingiram a região com estragos. No município de Morro Redondo, o vento forte derrubou postes e árvores.
TEMPO | Quedas de árvores e postes devido ao vendaval em Morro Redondo, no Sul do Rio Grande do Sul. pic.twitter.com/i9MuIl6Zyv
— MetSul.com (@metsul) September 27, 2020
A Defesa Civil de Morro Redondo atendeu ainda ocorrências de destelhamentos na área rural em consequência do forte vento associado ao temporal que atingiu a localidade do Sul gaúcho.

Daniel Casca/Divulgação

Daniel Casca/Divulgação
A MetSul apurou junto à CEEE que a área mais atingida na região de atuação da empresa foi o Sul gaúcho, sobretudo Pelotas, com 350 ocorrências até a manhã de hoje e 23 mil clientes sem energia, perto de 100 mil pessoas. Região Sul gaúcha teve muitos raios na madrugada e temporais desde ontem com granizo e vento forte.