O Guaíba atingiu hoje o seu maior nível em Porto Alegre em 82 anos com uma enchente de enormes proporções que levou ao atingimento da cota de inundação de 3,00 metros no Centro pela primeira vez desde a cheia de 1967.
O nível do Guaíba na régua da Secretaria do Ambiente chegou a 3,18 metros, logo 18 centímetros acima da cota de inundação no Cais Mauá, no início da tarde de hoje ainda sob forte vento Sul.
Trata-se do maior nível observado do Guaíba no cais desde a grande enchente de 1941 que anotou 4,76 metros no mês de maio daquele ano, superando as marcas históricas de 3,13 metros de setembro de 1967 e 2,97 metros de outubro de 2015.
O Guaíba subiu quase 40 centímetros em menos de 24 horas com o vento Sul intenso que soprou na Lagoa dos Patos e acabou gerando forte represamento das águas e um muito acentuado aumento do nível na madrugada e manhã de hoje. O vento Sul forte foi favorecido por um ciclone na costa.
A MetSul Meteorologia teve acesso à régua física que por décadas mede o nível do Guaíba no Cais Mauá e ela ficou encoberta. submersa, pelas águas quando o nível extrapolou a cota dos três metros. As fotos abaixo mostram como estava a régua na segunda-feira, quando o Guaíba assustou ao subir até 2,76 metros, e na tarde desta quarta-feira com o nível em 3,18 metros.
Com o transbordamento, o Cais Mauá ficou alagado e as águas tomaram o porto junto ao Centro da cidade em quase toda a sua extensão a partir do Gasômetro até quase a estação Rodoviária. O volume de água foi muito maior no cais do que em 2015, quando o nível máximo foi de 2,97 metros e as águas atingiram o cais em ondas fortes.