O sábado foi cinzento e úmido em muitas áreas do Rio Grande do Sul, inclusive com chuva leve ou garoa em alguns pontos, no primeiro dia de julho e do segundo semestre. Porto Alegre foi uma das cidades que experimentou um sábado de tempo fechado, embora o sol tenha marcado presença em alguns momentos, como o fim de tarde.

Porto Alegre teve muitas nuvens, nevoeiro, neblina e até chuva no primeiro dia de julho de elevada umidade relativa do ar na capital dos gaúchos | FERNANDO OLIVEIRA

Porto Alegre teve nevoeiro (visibilidade horizontal inferior a mil metros) no Aeroporto Salgado Filho entre 6h e 8h da manhã. No momento de maior restrição, às 6h30, a visibilidade era de tão-somente de 100 metros, uma das menores deste ano no aeroporto. Depois das 8h, subiu a visibilidade e o aeroporto reportou neblina (visibilidade reduzida acima de mil metros) até o final da manhã.

À tarde, a nebulosidade predominou na capital gaúcha e chegou a ocorrer chuva leve na cidade por volta das 14h e 15h. Isso contribuiu para manter a umidade muito alta e limitou uma maior elevação da temperatura. No fim da tarde e à noite, a nebulosidade entrou em diminuição.

Com a diminuição da nebulosidade, o resfriamento noturno será favorecido e, com umidade em níveis altos, igualmente será favorecida a condição para a formação de bancos de nevoeiro nas primeiras horas deste domingo.

Vários pontos do Centro e da Metade Leste do estado começarão o domingo com neblina e nevoeiro. Em alguns locais, a cerração será densa e deve tardar mais a se dissipar, podendo se prolongar até o fim da manhã ou o começo da tarde antes de dissipar e dar lugar ao sol.

O nevoeiro e a cobertura de nuvens baixas podem ser tão densos no Leste do Rio Grande do Sul no final da madrugada e de manhã que são capazes mesmo de gerar garoa em algumas cidades da região.

O sol aparece com nuvens em quase todo o estado neste domingo. Parte do estado, porém, ainda deve ter maior cobertura de nebulosidade ao menos em parte do dia. No Litoral Norte e no Leste dos Aparados pode ter chuva leve e garoa.

Faz um pouco de frio no começo e no final do dia, mas a tarde vai transcorrer com temperatura amena e agradável para os padrões climatológicos do mês de julho com máximas que devem ficar ao redor dos 20ºC na maioria dos municípios.