Anúncios

Nas próximas horas modelos indicam ainda muita variação de nuvens na parte Norte, Leste e Sul do Rio Grande do Sul. No Norte e Nordeste do RS e no meio Leste de SC  há risco de pancadas de chuva e não se afasta o risco e temporais isolados e eventos de chuva forte de forma isolada. No Oeste, Centro e Sul  do RS a previsão é de uma tarde muito abafada com abaixo risco de chuva.


AMANHÃ o reforço de ar quente favorece o tempo mais seco com o predomínio do sol na maior parte do Rio Grande do Sul. A temperatura sobe mais provocando intenso calor e abafamento. As mínimas ficam acima dos 20°C e as máximas ficam próximas ou ultrapassam os 35°C em muitas localidades. Devido ao forte calor não se descarta chuva muito isolada de verão na metade Norte do RS à tarde. Em SC o dia pode começar com chuva forte em boa parte do Litoral, mas essa instabilidade perde força ao longo da tarde e até o fim da tarde o sol até pode aparecer no Litoral Sul. No mapa abaixo, a previsão de chuva para amanhã em torno das 10h  do modelo WRF indicando chuva forte no Leste catarinense e em pontos da Serra Gaúcha e Litoral Norte.

Já a previsão para as 16h indicam que as áreas de chuva diminuem muito no RS e ainda tem potencial de chuva no Litoral Norte catarinense, com previsão de boas aberturas de sol e muito calor em boa parte do território gaúcho e no meio Oeste catarinense.

No domingo véspera de Ano Novo o sol também predomina na maior parte do dia em grande parte do território gaúcho com sensação de forte calor e abafamento, o que pode provocar chuva muito isolada de verão à tarde em alguns pontos, porém na hora da virada o tempo seco predomina na maioria das regiões. No Oeste, na Campanha e no Sul, sobretudo nas áreas mais próximas a fronteira com o Uruguai, é que uma frente fria traz aumento da nebulosidade e chuva da tarde para a noite e principalmente durante o período noturno. Há risco de chuva forte e também de temporais isolados, com ventania e queda de granizo. Em SC o tempo é mais seco no litoral com aberturas de sol e calor.

Na segunda-feira 1° dia do Ano Novo a frente fria deixa o tempo instável e chuvoso em todas as regiões. A chuva será forte e acompanhada de raios e trovoadas em muitas áreas. Também há risco de temporais localizados. A temperatura diminui e fica amena. As máximas em grande parte das cidades gaúchas não passam muito dos 20°C.

Para o SETOR AGRÍCOLA segue em sequencia os mapas de previsão de acumulado diário de precipitação para os dias 30, 31 e 01 de janeiro de 2018. A chuva mais frequente irá ocorrer em pontos da Metade Norte. Já no dia 1° de janeiro o avanço de uma frente fria  gera nuvens e chuva mais generalizada com indicativo de acumulados expressivos de precipitação, mas ATENÇÃO com o há risco de temporais os acumulados de chuva podem ser maiores do que  indicado nos mapas .

 

DIA 30 DE DEZEMBRO

DIA 31  DE DEZEMBRO

DIA 01 DE JANEIRO DE 2018


 

Anúncios