Anúncios

Gaúchos terão um gosto do clima de inverno com chuva e baixa temperatura | Luciano Lanes/PMPA

Clima de inverno é que a maior parte dos gaúchos sentirá amanhã (6) e quinta (7) com a atuação de uma frente fria e o ingresso de uma massa de ar frio. 

O Rio Grande do Sul já teve até mínimas abaixo de zero e geada na semana passada, mas o frio se limitou ao período da noite e do começo da manhã. 

Nesta quarta, na maioria das regiões, e durante a quinta, mais no Nordeste do Estado, a temperatura vai se manter baixa o dia todo pela primeira vez no ano no Estado. 

Com efeito, em razão da nebulosidade e da chuva, a temperatura pouco se eleva e soma-se o ingresso de uma massa de ar frio que manterá as marcas nos termômetros baixas. 

Nesta quarta, por exemplo, muitas cidades do Estado devem ter marcas ao redor ou abaixo dos 15ºC no meio da tarde. E durante a quinta-feira, uma vez que haverá chuva ainda no Nordeste do Estado e com a chegada de ar ainda mais frio, as máximas do dia serão muito baixas em cidades da Serra e dos Aparados, devendo ficar abaixo dos 10ºC em diferentes pontos durante a tarde, algo inédito ainda em 2021. 

Já na quinta-feira ar mais seco começa a tomar conta do Rio Grande do Sul, ingressando pelo Oeste do Estado, e vai tomar conta do território gaúcho no final da semana. 

Com isso, as madrugadas vão ser mais frias e as tardes agradáveis. As menores mínima devem ser esperadas na sexta-feira e no fim de semana, quando o tempo aberto favorecerá maior resfriamento noturno e um declínio mais acentuado da temperatura na madrugada, o que vai resultar em formação de geada em diferentes regiões do Estado. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A Grande Porto Alegre vai, de novo, e pela segunda semana seguida, ter mínimas de um dígito. Já locais de maior altitude da Metade Norte gaúcha, por sua vez, voltarão a ter mínimas ao redor de 0ºC ou negativas, o que deve se dar ainda em áreas de baixada da Serra do Sudeste.

Anúncios