A neve caiu pela primeira vez neste fim de semana na província argentina de Neuquén, na região da Patagônia da Argentina.
Com efeito, a neve cobriu de branco áreas de Cerro Chapelco. O famoso local na Cordilheira dos Andes está junto à localidade de San Martín de los Andes, província de Neuquén. O Cerro Chapelco abriga uma das mais importantes estações de esqui e snowboard da América do Sul.
Mas não foi só em Chapelco que nevou em Neuquén. Os flocos caíram nas últimas horas também em Caviahue que tem altitude média de 1.600 metros e está aos pés do vulcão Copahue. Os flocos fizeram a alegria dos moradores da região, onde a neve no inverno é uma grande atração e atrai milhares de turistas argentinos e de outros países em busca do frio e dos esportes de inverno como esqui e snowboarding.
Primer nevada 2021. Se viene el invierno!!#Caviahue #Copahue #Patagonia #Neuquén #Argentina #turismo #nieve #patagoniaArgentina #temporadaotoñoinvierno #rutadelpehuen
Malewe.caviahue pic.twitter.com/CyUOQYBmBi— Sur Noticias 237 (@Ruta237Imagenes) May 2, 2021
A neve em Neuquén é consequência de uma frente fria que alcança o Centro da Argentina e o Uruguai já nesta segunda-feira e vai avançar pelo Rio Grande do Sul entre quarta e quinta, trazendo apenas chuva, aliás muito bem-vinda.
Esta frente fria precede uma massa de ar polar que trará ar frio e seco na segunda metade da semana no Rio Grande do Sul, firmando o tempo com uma sequência de dias de sol e noites frias no Estado (saiba mais).
Assim como na semana passada, haverá mínimas abaixo de zero e geada nos locais de maior altitude do Rio Grande do Sul.
Na segunda metade da semana, ar mais seco e frio de alta pressão associado a um centro de alta pressão atmosférica de 1.030 hPa sobre a a Argentina passa a ser condição sinótica dominante do tempo. Com isso, as madrugadas de quinta, sexta e sábado devem ser as mais frias da semana no Rio Grande do Sul e no Sul do Brasil.