Anúncios

Ar polar trará marcas negativas e geada na segunda metade da semana | Mycchel Legnaghi/Arquivo

Massa de ar polar vai derrubar a temperatura na metade da semana. Marcas negativas e geada que se fizeram presentes pela primeira vez no ano na última semana em vários municípios vão se repetir com esta nova incursão de ar frio e seco no Sul do Brasil.

A semana, entretanto, vai começar com calor fora de época. A temperatura na tarde desta segunda-feira deve chegar, por exemplo, aos 32ºC na Grande Porto Alegre. Entre terça e quarta, uma frente fria que precede a massa de ar frio deve trazer chuva para o Rio Grande do Sul.


O ar mais frio começa a ingressar pela fronteira com o Uruguai no final da terça e deverá alcançar todo o Rio Grande do Sul entre a quarta e o começo da quinta. A combinação da chuva com o ar mais frio deve trazer máximas baixas e uma tarde fria em diversos locais na quarta. Será a primeira vez em 2021 que muitas cidades terão um dia com cara mais de inverno com temperatura baixa mesmo à tarde, uma vez que até agora neste ano o frio se limitou ao período noturno com marcas agradáveis à tarde.

Na segunda metade da semana, ar mais seco e frio de alta pressão associado a um centro de alta pressão atmosférica de 1.030 hPa na Argentina passa a ser condição dominante. Com isso, as madrugadas de quinta, sexta e sábado devem ser as mais frias da semana.

A tendência neste momento é que no final da semana as mínimas possam a cair a valores de -1ºC a -3ºC nos Campos de Cima da Serra e na região de Soledade, 2ºC a 4ºC na área de Caxias do Sul, em baixadas da região Noroeste e em pontos da zona de Passo Fundo, 3ºC a 5ºC em alguns locais da Campanha e da fronteira com o Uruguai, 6ºC a 8ºC em Uruguaiana, e 5ºC a 7ºC na região de Santa Maria. Na Grande Porto Alegre, em áreas rurais da região, as mínimas no final da semana podem cair a marcas de 7ºC a 9ºC.

Frio trará geada

Com efeito, os valores previstos para o final da semana sugerem a probabilidade de geada em diversas regiões gaúchas, notadamente em áreas de maior altitude e, sobretudo, em baixadas que concentram o ar mais frio e pesado durante a noite. A geada deverá ser, inclusive, moderada a forte em pontos destas áreas.

O mapa abaixo mostra a projeção de geada para o amanhecer da sexta-feira, conforme o modelo canadense. Na seção de mapas, o assinante tem aceso às projeções de geada para até quinze dias de diferentes modelos numéricos.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A perspectiva é que no próximo fim de semana, apesar de noites ainda frias, comece a se elevar a temperatura com tardes mais quentes no começo da próxima semana à medida que ar mais quente ingressará pelo Norte da Argentina e o ar mais frio se afasta para o mar.

Anúncios