Anúncios

Ciclone se forma na região do Prata neste fim de semana | MetSul.com

Ciclone extratropical vai se formar neste sábado na região do Rio da Prata e vai trazer vento forte a intenso neste fim de semana na Argentina, no Uruguai e no Rio Grande do Sul. O sistema, ademais, impulsionará uma nova massa de ar frio para o Sul do Brasil.

Com efeito, um centro de baixa pressão se aprofunda rapidamente neste sábado sobre a província de Buenos Aires e dá origem a um ciclone extratropical. 


O ciclone se desloca para Leste e atua sobre o Rio da Prata, gerando vento forte e chuva por vezes intensa em pontos de Buenos Aires e no Sul do Uruguai. 

No Rio Grande do Sul, o aprofundamento da área de baixa pressão no Prata traz inicialmente neste sábado vento Norte em parte do Estado com instabilidade que pode resultar em chuva forte isolada, mas a partir do Oeste e do Sul depois vento do quadrante Oeste. 

No domingo, o ciclone estará a Leste do Rio da Prata sobre o Oceano Atlântico, um pouco mais intenso, mas não será um sistema de tipo “bomba”.

Trará vento forte a intenso para costa atlântica da província de Buenos Aires, para o Uruguai e o Rio Grande do Sul. O vento se intensifica no Estado e o domingo será ventoso em diversas regiões gaúchas, sobretudo no Sul e no Leste do território gaúcho. 

Força do vento pelo ciclone

As rajadas, em média, devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h nestas regiões, mas no Sul do Estado podem ocorrer rajadas isoladamente superiores na costa. Em Porto Alegre, o vento aumenta no domingo e pode soprar por vezes forte. 

O vento ainda persiste no Sul e no Leste gaúcho na segunda-feira, mas gradualmente perderá força à medida que o ciclone se afasta do continente. 

Ar frio

A ventania entre o domingo e a segunda-feira vai acompanhar o ingresso de uma nova massa de ar frio impulsionada pelo ciclone. 


Com isso, o vento por vezes forte de Oeste vai reforçar a sensação de frio com baixa sensação térmica. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Por fim, a circulação ciclônica traz chuva neste fim de semana no Sul gaúcho e que pode ser isoladamente forte na região do Chuí é de Santa Vitória do Palmar.  Previsão

Anúncios