Ciclone extratropical vai se formar neste sábado na região do Rio da Prata e vai trazer vento forte a intenso neste fim de semana na Argentina, no Uruguai e no Rio Grande do Sul. O sistema, ademais, impulsionará uma nova massa de ar frio para o Sul do Brasil.
Com efeito, um centro de baixa pressão se aprofunda rapidamente neste sábado sobre a província de Buenos Aires e dá origem a um ciclone extratropical.
O ciclone se desloca para Leste e atua sobre o Rio da Prata, gerando vento forte e chuva por vezes intensa em pontos de Buenos Aires e no Sul do Uruguai.
No Rio Grande do Sul, o aprofundamento da área de baixa pressão no Prata traz inicialmente neste sábado vento Norte em parte do Estado com instabilidade que pode resultar em chuva forte isolada, mas a partir do Oeste e do Sul depois vento do quadrante Oeste.
No domingo, o ciclone estará a Leste do Rio da Prata sobre o Oceano Atlântico, um pouco mais intenso, mas não será um sistema de tipo “bomba”.
Trará vento forte a intenso para costa atlântica da província de Buenos Aires, para o Uruguai e o Rio Grande do Sul. O vento se intensifica no Estado e o domingo será ventoso em diversas regiões gaúchas, sobretudo no Sul e no Leste do território gaúcho.
Força do vento pelo ciclone
As rajadas, em média, devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h nestas regiões, mas no Sul do Estado podem ocorrer rajadas isoladamente superiores na costa. Em Porto Alegre, o vento aumenta no domingo e pode soprar por vezes forte.
O vento ainda persiste no Sul e no Leste gaúcho na segunda-feira, mas gradualmente perderá força à medida que o ciclone se afasta do continente.
Ar frio
A ventania entre o domingo e a segunda-feira vai acompanhar o ingresso de uma nova massa de ar frio impulsionada pelo ciclone.
Com isso, o vento por vezes forte de Oeste vai reforçar a sensação de frio com baixa sensação térmica.
Por fim, a circulação ciclônica traz chuva neste fim de semana no Sul gaúcho e que pode ser isoladamente forte na região do Chuí é de Santa Vitória do Palmar. Previsão