Anúncios

Mudanças importantes do tempo nos próximos dias com chuva que vai ser seguida de vento e frio com a atuação de um ciclone extratropical | Anselmo Cunha/PMPA

Chuva, ciclone, vento e frio a caminho dos gaúchos nos próximos dias. O tempo terá uma significativa mudança entre quinta e sexta-feira no Rio Grande do Sul com a atuação de uma área de baixa pressão e uma frente fria que vão trazer chuva e até um risco menor de temporais isolados no Estado. 

Esta mudança já começa no final desta quarta-feira a partir do Oeste gaúcho com a formação de áreas de instabilidade à noite junto à fronteira com a Argentina, nas áreas do Uruguaiana e de Itaqui. 


Na quinta, a instabilidade do Oeste avança e alcança apenas parte do Estado, concentrando-se mais no Oeste, no Centro, no Noroeste e pontos do Nordeste gaúcho, permanecendo a maior parte do Sul do Estado ainda sem registro de precipitação. 

Na sexta-feira, porém, com o movimento para Leste de um centro de baixa pressão, a tendência é que a chuva atinja a maior parte do Rio Grande do Sul e locais que não tiveram precipitação na véspera.

Chuva 

Os dados analisados pela MetSul indicam, inclusive, a possibilidade de chuva localmente forte que pode vir eventualmente com um risco menor de temporal localizado e breve. Os volumes na sexta-feira no Estado serão bastante díspares com muito pouca chuva em algumas regiões e acumulados satisfatórios da ordem de 50 mm a 75 mm em algumas localidades. O Oeste é uma das regiões que pode ser beneficiada com acumulados mais altos de chuva. 

Clique aqui para ver os mapas de tendência de chuva na seção de modelos [exclusivo do assinante]

No sábado, o centro de baixa pressão responsável pela chuva da quinta e da sexta ainda traz instabilidade em parte do dia para parte do Estado, como no Leste, mas o tempo melhora com sol na maioria das regiões.

Ciclone

Ao alcançar o oceano durante o fim de semana, a área de baixa pressão deve rapidamente se aprofundar e dar origem a um ciclone extratropical. 


Por isso, o começo da próxima semana terá tempo bastante ventoso com rajadas fortes a ocasionalmente intensas no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Frio

Este ciclone vai impulsionar uma massa de ar frio que derrubará a temperatura entre o domingo e a segunda-feira com sensação de frio agravada pelo vento por vezes moderado a forte.

Anúncios