Anúncios

Campos brancos pela geada com o frio intenso abaixo de zero hoje cedo em São Joaquim (SC) | Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Frio intenso marcou o começo desta quarta-feira (19) com a primeira de três massas de ar frio que vão atingir o Sul do Brasil nesta segunda metade de maio. É apenas o começo de uma sequência de incursões de ar frio no Sul do país ao longo das próximas semanas.

Com efeito, a temperatura durante a madrugada de hoje chegou a 3,0ºC negativos em Vacaria. Fez ainda 2,5ºC abaixo de zero em São José dos Ausentes, também nos Campos de Cima da Serra. Bom Jesus teve 0,0ºC. Em Canela, a mínima foi de 0,2ºC negativo. Na Grande Porto Alegre, o dia começou também muito frio com 5,6ºC em Novo Hamburgo. Em Santa Catarina, a temperatura mínima nesta quarta baixou a 4,3ºC em Urupema. No Paraná, 0,2ºC foi a menor marca no município de General Carneiro, no Sul paranaense.


Frio trouxe paisagens de inverno hoje cedo em Santa Catarina | Mycchel Legnaghi

Tudo branco ao amanhecer hoje pela geada em São Joaquim com o frio abaixo de zero | Mycchel Legnaghi

Em razão do frio intenso, os campos amanheceram cobertos de geada mais uma vez neste mês em diversas localidades, especialmente em municípios de maior altitude. Em pontos dos Aparados da Serra e do Planalto Sul Catarinense, a geada foi forte ao amanhecer e as paisagens eram de inverno.


Nova massa de ar frio com geada semana que vem

Um centro de baixa pressão que vai trazer chuva agora no final desta semana vai dar origem a um ciclone extratropical no Oceânico Atlântico durante o fim de semana. Como resultado, este sistema vai impulsionar uma nova massa de ar frio para o Sul do Brasil. A nova incursão de ar gelado no começo da semana que vem virá acompanhada de vento que pode ser forte e que derrubará a sensação térmica com percepção de muito frio.

Ar gelado no fim do mês?

Os modelos numéricos ainda não estabeleceram uma tendência para o final de maio e o começo de junho, entretanto em algumas rodadas chegaram a sugerir uma forte massa de ar polar alcançando o Sul do Brasil. Esta tendência, porém, não tem se firmado rodada após rodada e serão necessários ainda alguns dias para se emitir um aviso de possibilidade de frio mais intenso na virada do mês.

Anúncios