Anúncios

Chuva forte e temporais isolados são riscos meteorológicos no Sul do Brasil entre hoje (21) e amanhã (22) em razão de um centro de baixa pressão e o avanço de uma frente fria, alerta a MetSul Meteorologia. Os volumes de chuva podem ser altos em alguns locais com volumes equivalentes a 50% a 75% da média de precipitação de maio inteiro apenas nesta sexta-feira e nas primeiras horas do sábado.

Mapa de raios das 7h da manhã desta sexta-feira mostrava muita instabilidade com chuva forte e temporais isolados no Oeste gaúcho | MetSul.com

Com efeito, sensores de descargas elétricas mostravam muitos raios no começo da manhã desta sexta-feira no Oeste do Rio Grande do Sul. A tendência é que a forte instabilidade do Oeste gaúcho avance nas próximas horas no sentido Leste, alcançando outras regiões do Estado com chuva, raios e risco de temporais localizados.


Ainda na manhã desta sexta, as nuvens carregadas e a chuva mais forte vai chegar ao Centro do Rio Grande do Sul, na região de Santa Maria. Entre a tarde e a noite, a chuva vai alcançar outras regiões e ganhar força. Porto Alegre e a região metropolitana, por exemplo, que têm sol neste começo de manhã, estão entre as regiões do Rio Grande do Sul com risco médio a alto de chuva por vezes moderada a forte na segunda metade desta sexta-feira.

No final da sexta-feira, uma frente fria começa a se organizar e se forma linha com chuva e potenciais temporais isolados na Metade Norte gaúcha, no Oeste de Santa Catarina e no Oeste do Paraná. O extremo Sul desta linha pode passar por Porto Alegre e região entre 20h e 22h. Não se pode descartar granizo isolado e rajadas de vento forte mais ao Norte, mas qualquer episódio de tempo severo terá caráter mais localizado.

Amanhã, a frente avança com chuva por Santa Catarina e o Paraná na primeira metade do dia. No Rio Grande do Sul, muitas nuvens permanecem e a instabilidade começa a diminuir com aberturas de sol em meio às nuvens na maioria das regiões. Mesmo assim ainda permanece a possibilidade de chuva na maioria das regiões do Estado. Na maior parte dos pontos com baixos volumes, mas ainda pode chover forte em setores isolados. O tempo estará ventoso em diversas áreas com o ingresso de ar mais frio, mas o dia é ameno.

As últimas projeções de acumulados de precipitação mostram a tendência de volumes de chuva altos em curto período entre hoje e amanhã em parte do Rio Grande do Sul e de forma muito isolada no Paraná e Santa Catarina. Somente nesta sexta e em parte do sábado os índices pluviométricos podem somar marcas acima de 50 mm em diversos municípios gaúchos com valores até de 70 mm a 90 mm em algumas cidades.


O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo WRF a partir da rodada que saiu na madrugada desta sexta-feira com os totais de precipitação projetados pelo modelo para 72 horas, ou seja, até 21h de domingo. Este modelo pode ser acessado na seção de mapas do site com duas atualizações diárias e acesso exclusivo para o assinante da MetSul.

Anúncios