Anúncios

Um ciclone começou a se organizar nesta quinta no Centro da Argentina, trazendo chuva e vento fortes pra região. A frente fria associada ao sistema avançava pelo Norte do país com chuva e temporais (foto). Em Tigre, província de Buenos Aires, houve um rápido tornado sem estragos. A frente trazia instabilidade para a Metade Oeste do Rio Grande do Sul, onde choveu forte durante esta quinta-feira em diversas localidades. O acumulado de chuva em Uruguaiana até 20h de ontem era de até 100 mm.

Essa frente segue a se deslocar pelo Sul do Brasil nesta sexta com menor atividade. A chuva deve afetar com maiores volumes principalmente o Oeste da região. Por isso, em áreas do Nordeste do território gaúcho, incluindo a Serra e a região de Porto Alegre, os modelos numéricos projetam pouco ou nada de chuva na passagem do sistema no dia de hoje.


Essa frente rompe, de vez, o bloqueio atmosférico e “abre a porteira” pro ingresso mais freqüentes de massas de ar frio, o que é o padrão típico desta época do ano. Ar mais seco e frio toma conta do Estado neste fim de semana, o que vai propiciar a melhora do tempo.


A madrugada do domingo será a mais fria em semanas no território gaúcho com marcas ao redor de 10ºC a 12ºC na maioria das cidades gaúchas e de um dígito em algumas. Ao longo da semana que vem, conforme os modelos, um segundo pulso de ar frio mais forte nos alcançaria.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios