Anúncios

Chuva intensa atingiu localidades do Centro da Argentina ontem. Em Santa Fé, cidades e rodovias ficaram alagadas durante o dia. No Uruguai, as fortes precipitações registradas ontem causaram inundação em Salto. Nesta quarta-feira, intensas áreas de instabilidade continuam atuando entre o Centro-Norte da Argentina e o Oeste do Uruguai, avançando para o Oeste gaúcho.

Uma área de baixa pressão em médios e altos níveis da atmosfera vai entrar em fase com um centro de baixa em superfície nesta quinta-feira no Centro da Argentina, dando início a processo de ciclogênese (formação de ciclone) que vai acentuar muito a instabilidade na região. Chuva muito intensa é esperada até o final da quinta em províncias do Centro e do Norte da Argentina como Córdoba, Buenos Aires, Santa Fé, Entre Rios e Corrientes. O território uruguaio, especialmente o Litoral Oeste, deve também ter muita chuva. Alguns pontos podem ter de 200 mm a 300 mm em menos de 48 horas. Além disso haverá tempo severo com tempestades isoladas com possibilidade de vento forte e granizo devido ao significativo aumento da instabilidade na região.


O Oeste do Rio Grande do Sul, devido à corrente de jato (vento) em baixos níveis de Norte que vai se intensificar por conta da ciclogênese no Centro argentino, pode ter fortes rajadas de vento Norte com aquecimento nesta quinta antes que a frente fria que se originará a partir do ciclone alcance a região com chuva forte e risco de temporais com vendavais localizados e que podem ser fortes.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O mapa mostra a projeção do modelo WRF de chuva somada entre hoje e amanhã com indicativo de altos volumes de chuva no Oeste do Rio Grande do Sul. Essa frente fria avançará pelo Estado na sexta-feira, trazendo chuva de forma generalizada e o risco de alguns temporais localizados. No fim de semana, o ingresso de ar seco e frio trará queda de temperatura e a melhora do tempo na maior parte do território gaúcho. A madrugada de domingo será de mínimas baixas.

Anúncios