A previsão é de chuva para todos os dias desta semana no Sul do Brasil com padrão de tempo instável instalado na parte meridional do país com aporte de umidade vinda da Amazônia. Com isso, os volumes de precipitação em parte do Sul do país nesta semana podem ser altos. A ausência de um período mais prolongado de tempo firme deve prejudicar o plantio da safra de verão em muitas áreas agrícolas da região.
O domingo já teve chuva nos três estados do Sul e os dados dos modelos meteorológicos estão a indicar a ocorrência de precipitação na região ainda nesta segunda, terça, quarta, quinta, sexta-feira e sábado. Isso, entretanto, não significa que vai chover todos os dias numa mesma cidade como, por exemplo, o seu município.
Em determinados dias, a chuva afeta apenas parte dos estados do Sul enquanto em outros a instabilidade é mais generalizada. Portanto, há previsão de momentos de sol com nuvens se intercalando com os períodos de tempo instável, exatamente como se viu durante o domingo que teve chuva e sol em diversas localidades.
Nesta segunda, a chuva ocorre mais em pontos do Leste gaúcho e de Santa Catarina assim como em diferentes áreas do Paraná. O sol aparece com nuvens em todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas ocorrem momentos de maior nebulosidade com céu nublado a encoberto no Sul e no Leste do estado.
Circulação de umidade com nuvens Cumulus proporciona chuva isolada em pontos do Sul e do Leste do território gaúcho e que se alterna com sol e nuvens. Será o caso da região de Porto Alegre. No fim do dia, não se afasta chuva no Noroeste gaúcho.
Na terça, as precipitações afetam muitos pontos dos estados catarinense e paranaense e pontos isolados do território gaúcho, mais do Norte e do Leste do estado. Na quarta, a chuva afeta novamente mais Santa Catarina e o Paraná enquanto no Rio Grande do Sul alcança pouco pontos.
Na quinta-feira, chuva ampla em Santa Catarina e no Paraná com altos volumes no Oeste paranaense. Até o fim do dia chove em muitas cidades gaúchas, especialmente das Metades Oeste e Norte do estado. Na sexta, as precipitações atingem quase toda a Região Sul com altos volumes isolados nos três estados. No sábado, tempo firma em grande parte do Sul do país, mas ainda deve chover em pontos do Nordeste gaúcho e do Leste de Santa Catarina e do Paraná.
O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para o Sul do Brasil dia a dia entre esta segunda e o sábado pelo modelo meteorológico alemão Icon. Observa-se como a perspectiva é de chuva mais frequente nesta semana nos estados catarinense e paranaense.
Cenário muito semelhante é indicado pelo modelo europeu. A sequência de mapas abaixo traz a projeção de chuva dia a dia, também entre esta segunda e o sábado, do modelo operacional do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) com igual indicativo de precipitação recorrente em Santa Catarina e no Paraná.
Onde a chuva deve ter maiores volumes nesta semana será na Metade Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o estado paranaense, onde a chuva será mais frequente. Os volumes não devem ser tão extremos como na última semana, quando houve enchentes, mas algumas áreas devem ter acumulados altos, inclusive localidades que foram castigadas por inundações. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva acumulada no Sul do Brasil nos próximos sete dias pelo modelo meteorológico alemão Icon.
Com este padrão de instabilidade frequente e muitas nuvens, a temperatura vai insistir em ficar abaixo da média principalmente nas máximas, mas a semana que começa será mais quente e não deve repetir o cenário da última de muitos dias de chuva, vento e frio no Sul do Brasil.
Como consultar os mapas
Todos os mapas de chuva neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.