Anúncios

Porto Alegre terá sol com aumento de nebulosidade de amanhã e chance de chuva da tarde para a noite desta terça-feira | JOEL VARGAS/PMPA

A chuva retorna ao Sul do Brasil nesta terça-feira depois de vários dias de tempo firme em que o sol predominou com baixa temperatura à noite e tardes agradáveis sob influência de uma área de alta pressão atmosférica. A chuva vai ser favorecida pela passagem de uma área de baixa pressão atmosférica.

A instabilidade está de volta uma semana após o evento de chuva extrema que deixou três mortos em Santa Catarina e mais de duas dezenas de municípios em situação de emergência com 44 mil pessoas afetadas pelas intensas precipitações e as inundações resultantes.


Este episódio de instabilidade, entretanto, será bem diferente. Rápido e com pouca intensidade. O tempo muda hoje nos três estados do Sul com aumento da nebulosidade e chuva em vários pontos, mas, no geral, com baixos volumes. Em algumas cidades sequer vai chover durante a passagem da nebulosidade.

O sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul, mas com aumento da nebulosidade nesta terça. Já no começo do dia não se descarta instabilidade em pontos do Oeste. Ao longo do dia, as nuvens com chuva avançam para Leste com instabilidade na maioria das regiões, em especial da tarde pra noite.


A chuva será irregular e algumas cidades, especialmente mais ao Sul e ao Oeste, sequer devem ter precipitação. Os volumes, ademais, vão ser baixos na maioria dos municípios. Em Porto Alegre, a manhã é de sol e durante a tarde aumentam as nuvens com chance de chuva ou garoa na segunda metade do dia.

Os baixos volumes de precipitação, aliás, devem ser a marca deste episódio de instabilidade associada à passagem de uma área de baixa pressão pelo Sul do Brasil. Observa no mapa abaixo com a projeção de chuva do modelo WRF da MetSul, disponível ao assinante na seção de mapas, que a maioria dos municípios do Sul do Brasil vai ter pouca ou nenhuma chuva.

Que chova com baixos volumes é uma excelente notícia considerando que a região começa recém a se recuperar de evento de chuva extrema que elevou muito os níveis dos rios e trouxe deslizamentos de terra e quedas de barreiras, especialmente no estado de Santa Catarina.

Amanhã, o tempo melhora na maior parte do Sul do país com o avanço de ar mais seco e frio a partir do Nordeste da Argentina. No Leste dos três estados do Sul, porém, ainda são esperados momentos de maior nebulosidade em parte do dia com chance de garoa ou chuva leve em alguns poucos pontos.

A segunda metade da semana vai ter o predomínio do tempo firme no Sul do Brasil com dias de sol e madrugadas frias. O domínio do ar mais frio com perfil seco da atmosfera vai trazer madrugadas de temperatura baixa na quinta e, especialmente, na sexta. No sábado, áreas de instabilidade voltam a atuar no Sul do Brasil.

Anúncios