Duas novas massas de ar frio vão alcançar o Sul do Brasil em sequência nos próximos dez dias, mantendo a temperatura baixa ou amena que se registrou durante a primeira semana deste mês e encaminhando maio para terminar com temperatura abaixo da média histórica em diversas cidades do Sul do Brasil.
Com isso, o clima de outono está definitivamente instalado na região com temperatura dentro do padrão que se pode esperar para esta época do ano na região. Na primeira semana de maio, as mínimas ficaram perto da média do Centro para o Sul gaúcho e acima da média na maior parte das áreas entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná. As máximas, por sua vez, estiveram abaixo da média na maior parte do Sul do Brasil.
Comportamento da temperatura que poderia se esperar tanto nas mínimas como nas máximas em um período chuvoso, uma vez que com instabilidade atmosférica e precipitação a tendência pela maior umidade e cobertura de nuvens é que esfrie menos durante a noite e aqueça menos ao longo do dia.
O Sul do Brasil experimenta ainda as consequências da massa de ar frio que ingressou na região após o ciclone da última semana. O domingo começou com temperatura baixa nos três estados do Sul, no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil.
No Rio Grande do Sul, estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram mínimas de 4,2ºC em Cambará do Sul, 4,4ºC em Vacaria, 5,0ºC em São José dos Ausentes, 6,4ºC em Santana do Livramento, 7,7ºC em Jaguarão e 7,9ºC em Quaraí, dentre outras marcas de um dígito. Já estações particulares anotaram até 2ºC na Serra do Sudeste e nos Campos de Cima da Serra. Porto Alegre teve 11,2ºC.
Em Santa Catarina, conforme dados do Ciram, a temperatura no começo deste domingo desceu a 0,6ºC em Bom Jardim da Serra, 2,1ºC em São Joaquim, 2,4ºC em Urupema, 3,4ºC em Lages, e 2,9ºC em Curitibanos. No Paraná, mínimas de 3,9ºC em Porto Amazonas e 4,3ºC em General Carneiro. Na região metropolitana de Curitiba, Colombo teve 6,7ºC.
O frio se fez sentir hoje cedo também no Centro-Oeste. No Mato Grosso do Sul, os termômetros indicaram 9,3ºC em Rio Brilhante e 9,9ºC em Iguatemi. Marcas de 10ºC a 12ºC ocorreram em cidades do Sul ao Norte do estado. No Mato Grosso, o frio também esteve presente em várias cidades com marcas, por exemplo, de 12,0ºC em Primavera do Leste e 12,2ºC em Rondonópolis.
Temperatura baixa no começo deste domingo também no Sudeste. Em São Paulo, a mínima em Rancharia foi de 10,9ºC e diversos municípios amanheceram entre 11ºC e 13ºC. Caso da cidade de Piracicaba com 12,7ºC. No Sul de Minas Gerais, 8ºC em Monte Verde e 8,6ºC em Maria da Fé. Caldas baixou a 9,6ºC. No Rio de Janeiro, na região serrana, 0,7ºC em Itatiaia e 8,9ºC no Pico do Couto.
Reforço de ar frio manterá a temperatura amena
Um reforço de ar frio é esperado nesta semana no Rio Grande do Sul, o que vai manter os dias dos gaúchos bastante amenos e com temperatura agradável durante a tarde. Esta incursão de ar frio é bastante fraca e terá como efeito muito mais a manutenção das marcas amenas do que trazer temperatura muito baixa.
O reforço de ar frio ingressa no Sul e no Oeste gaúcho já nesta segunda-feira e deve cobrir o território gaúcho na quarta, o que fará com que a madrugada da quinta seja mais fria em um maior número de cidades.
O ar frio deve gerar alguma instabilidade, especialmente ente terça e quarta, mas a chuva será por demais irregular e na maioria dos lugares em que houve registro de precipitação os volumes devem ser baixos.
Segunda incursão de ar frio será mais forte
A segunda massa de ar frio chega na metade deste mês e deve ser de maior intensidade. Modelo europeu em sua projeção da madrugada de hoje indica que esta nova incursão de ar frio seria de trajetória continental e atingiria não apenas o Sul do Brasil e chegaria também ao Centro-Oeste e ao Sudeste entre os dias 15 e 16 deste mês.
Esta segunda massa de ar frio de momento é uma mera possibilidade estimada por projeções de computadores dos modelos numéricos e apenas os dados dos próximos dias poderão vir a confirma-la e sua intensidade, mas pelos dados de hoje traria as menores mínimas até agora no ano em muitas cidades.
Na saída do modelo europeu do começo deste domingo pela primeira vez apareceu neste ano o indicativo da linha de temperatura de 0ºC em 850 hPa (a 1.500 metros de altitude e não em superfície) aparecendo na região de Porto Alegre e na maioria das cidades gaúchas.
Se tais projeções se confirmarem, as mínimas na terceira semana do mês serão as mais baixas até agora no ano na esmagadora maioria dos municípios e geada deve se formar em cidades que ainda não tiveram a ocorrência do fenômeno em 2022.