Anúncios

Arroio transbordou em Novo Hamburgo | DARIO GONÇALVES/JORNAL NH

As fortes áreas de instabilidade que se formaram no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira por conta do intenso calor e a umidade trouxeram chuva torrencial em diversas cidades do estado com registro de alagamentos e transbordamento de arroios.

Os acumulados em algumas localidades foram muito altos em curtos períodos, como é comum ocorrer em temporais de verão em dias de forte calor, como hoje, o que traz alagamentos e inundações repentinas em áreas urbanas e zonas rurais.


Os temporais que alcançaram a Grande Porto Alegre no fim da tarde e no começo da noite desta sexta-feira não trouxeram muita chuva na capital, mas foram responsáveis por um aguaceiro em cidades mais ao Norte da região metropolitana.

Chuva torrencial atingiu nesta noite cidades do Vale do Sinos com acumulados acima de 50 mm em curto período, o que resultou em alagamentos em cidades da região como Novo Hamburgo e Campo Bom.


Em Novo Hamburgo, o arroio Nicolau Becker chegou a transbordar e várias ruas centrais da cidade do vale apresentavam alagamentos. Havia grande acúmulo de água ainda em trechos da BR-116. Motoristas não conseguiram atravessar os pontos alagados e foram obrigados a trafegar na contramão em algumas ruas.

Os acumulados de chuva no Rio Grande do Sul até às 21h desta sexta-feira atingiam 77 mm em Bom Princípio, 75 mm em Campo Bom, 71 mm em Livramento, 65 mm em Uruguaiana, 62 mm em Pedro Osório, 55 mm em Nova Petrópolis, 53 mm em Parobé, 51 mm em Novo Hamburgo e 50 mm em Caxias do Sul.

O temporal de chuva intensa desta noite na região do Vale do Sinos ocorreu depois de uma tarde excessivamente quente na região com máximas de 39,3ºC em Parobé e 39,0ºC em Campo Bom. A sensação térmica por efeito da umidade chegou a passar de 45ºC em Campo Bom.

Nas próximas horas, neste final de sexta e na madrugada deste sábado, como ainda há áreas de instabilidade fortes atuando no Rio Grande do Sul pelo calor e a umidade, não se pode afastar chuva localmente forte a intensa em pontos isolados.

A MetSul Meteorologia alerta que o risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul vai prosseguir neste fim de semana. Com a temperatura extremamente alta prevista, áreas de instabilidade devem se formar tanto no sábado quanto no domingo e o maior risco é de vendavais pelo calor excessivo, mas pode chover forte a intensamente de forma isolada.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios