Frente fria avança pelo Sul do Brasil com chuva e temporais isolados que em alguns pontos deixaram grande quantidade de granizo a ponto de o gelo acumular em gramados e telhados em alguns municípios | DANIEL PRIEBE/DIVULGAÇÃO

Maio se encaminha para o seu final com instabilidade nos três estados do Sul. Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil neste domingo com chuva e temporais isolados em que há registro de granizo isolado. O sistema frontal traz instabilidade principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas já começa a modificar o tempo no Paraná, onde a maioria das cidades ainda está com tempo firme, e vai chegar ao Sul do Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo.

Imagem do canal visível do satélite GOES-1 mostra a frente fria avançando pelo Sul do Brasil no final da manhã deste domingo com muitas nuvens no Rio Grande do Sul e Santa Catarina enquanto pelo extremo Sul gaúcho o tempo já melhorava e abria no Chuí e Santa Vitória do Palmar com o ingresso de uma massa de ar seco e frio | NOAA/NASA/METSUL

A chuva da frente fria somada à trazida por um centro de baixa pressão que atuou no final da última semana provoca acumulados altos de precipitação em parte do Sul do país, sobretudo na Metade Norte gaúcha, no Oeste de Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná. Os volumes em diferentes pontos estão perto ou passam dos 100 mm.

Os acumulados em 48 horas até o final da manhã deste domingo atingiam no Rio Grande do Sul registros de 167 mm em Redentora, 135 mm em Passo Fundo, 130 mm em Santo Augusto, 126 mm em Santo Augusto, 110 mm em Água Santa, 109 mm em Alpestre e Nonoai, 98 mm em Santa Rosa, 88 mm em Vacaria, 87 mm em Lagoa Vermelha, 64 mm em Ibirubá, 57 mm em Serafina Correa, 51 mm em Caxias do Sul, e 50 mm em Ijuí.

Em Santa Catarina, a chuva nas últimas 48 horas até o final da manhã deste domingo somou 119 mm em Itapiranga, 102 mm em Concórdia e 101 mm em Caibi com muitas cidades entre 50 mm e 100 mm no Oeste e no Meio-Oeste catarinense. No Sudoeste do Paraná, no mesmo intervalo, a chuva também foi volumosa com diversas localidades anotando entre 50 mm e 80 mm com destaque para Foz do Iguaçu com 81 mm. Puerto Iguazu, na Argentina, chegou a ter 102 mm, o maior acumulado em 24 horas no ano.

Houve ainda registro de vento forte localizado. Em São Luiz Gonzaga, nas Missões, Noroeste do Rio Grande do Sul, as rajadas durante um temporal no sábado atingiram 80,3 km/h. Já em Santa Catarina, a 1.800 metros de altitude, no Morro da Igreja, estação reportou vento de 99 km/h por efeito da corrente de jato (vento) em baixos níveis que precede a frente.

A chuva forte traz alagamentos na manhã deste domingo em pontos do Norte do Rio Grande do Sul. As fortes áreas de instabilidade com nuvens carregadas que acompanharam a organização e intensificação da frente sobre o Sul do Brasil trouxeram ainda temporais de granizo em cidades da Metade Norte gaúcha desde a noite do sábado, especialmente no Noroeste gaúcho, onde a atmosfera estava mais aquecida e, portanto, instável. O granizo chegou a acumular em alguns pontos tal a quantidade de gelo que se precipitou.

A chuva persiste nas próximas horas na Metade Norte gaúcha enquanto o tempo começa a ter melhoria e abre pelo Oeste e o Sul gaúcho com o avanço de uma massa de ar frio. A chuva toma conta de Santa Catarina e avança pelo Paraná, atingindo áreas principalmente do Oeste, do Centro e do Sul paranaense até o final do dia, mas não chegará ao Norte do estado.

Projeção de chuva acumulada em 24 horas do modelo meteorológico alemão Icon para o Sul do Brasil neste domingo | METSUL

Projeção de chuva acumulada em 24 horas do modelo meteorológico alemão Icon para o Sul do Brasil na segunda-feira | METSUL

Persiste neste domingo o risco de chuva localmente forte e de temporais isolados no Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Centro, Oeste e Sul do Paraná. Os volumes mais altos se dão numa faixa entre o Norte gaúcho e o Planalto Sul Catarinense. Amanhã, segunda-feira, o tempo melhora em quase todo o território gaúcho e em várias regiões catarinenses, mas ainda se espera chuva no Norte e no Nordeste catarinense assim como na maior parte do Paraná.

A frente fria muda o tempo em parte do estado de São Paulo principalmente a partir desta segunda-feira com aumento de nebulosidade e chuva em diferentes pontos. Chove amanhã e no começo da terça principalmente em pontos do Centro para o Oeste e o Sul paulista. Na cidade de São Paulo, a segunda-feira começa com sol e nuvens e termina com chuva. A chuva persiste na capital paulista ainda na terça e em parte da quarta-feira com queda de temperatura, mas sem expectativa de muito frio.