Frente fria deve avançar com chuva que será localmente forte e em várias cidade se prevê raios acompanhando a instabilidade com risco de tempestades muito localizadas. Instabilidade na região metropolitana de Porto Alegre (foto) será no começo deste domingo e há risco de chuva moderada a forte com trovoadas. | SANDRO MULLER/ARQUIVO METSUL

A MetSul Meteorologia alerta para chuva localmente forte a torrencial e o risco de tempestades muito isoladas de vento forte e granizo neste domingo no Sul do Brasil. Uma massa de ar frio se aproxima pelo Sul, vai intensificar a instabilidade sobre a parte meridional do Brasil e organizar uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.

Já nesta noite de sábado há risco de chuva localmente forte e de temporais em pontos do setor Noroeste do Rio Grande do Sul, mas a instabilidade maior é esperada para este domingo com a organização do sistema frontal sobre o Sul do país e o registro de chuva localmente volumosa em algumas cidades.

O domingo começa com muitas nuvens, chuva e garoa na maioria das localidades do Rio Grande do Sul entre horas da madrugada e da manhã, mas, gradualmente, a instabilidade se desloca para o Norte e a chuva cessa na maior parte do território gaúcho no decorrer do dia, embora permaneça uma grande quantidade de nuvens.

Na madrugada, a instabilidade mais forte atinge áreas do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul enquanto no decorrer do dia as nuvens mais carregadas no estado gaúcho tendem a se concentrar no Noroeste e no Norte do Estado, o que inclui as regiões do Médio e Alto Uruguai, além do Planalto Médio.

Por isso, na região de Porto Alegre, a instabilidade maior deve se dar no começo do domingo. Não se pode afastar chuva por vezes forte e ocasionais trovoadas na capital e área metropolitana durante a madrugada deste domingo e que talvez possa se estender ao início da manhã, mas ao longo da manhã e da tarde a instabilidade enfraquece a ponto de até parar de chover em alguns momentos ou se registrar apenas chuva leve ou garoa na segunda metade do dia.

A instabilidade, então, vai avançar por Santa Catarina e parte do Paraná, especialmente na segunda metade do domingo. A chuva alcança todas as regiões catarinenses até o final do domingo e ainda o Centro, o Oeste e o Sul do Paraná com chuva que podem ser localmente forte.

Os volumes de chuva podem ser altos em diversas localidades no deslocamento da frente fria pelo Sul do Brasil neste domingo com acumulados de 50 mm a 100 mm, isoladamente superiores, em diversos municípios. O risco maior de chuva volumosa é para cidades da Metade Norte gaúcha, especialmente do Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Norte dos Campos de Cima da Serra e do Planalto Médio. A chuva pode ser ainda volumosa em parte de Santa Catarina, como no Planalto Sul.

O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante na seção de mapas. Observa-se a tendência de a chuva mais intensa e volumosa se concentrar mais ao Norte do Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina e do Paraná.

ECMWF/COPERNICUS

Há risco de temporais neste domingo no Sul do Brasil à medida que a frente fria avança, porém se ocorrerem episódios de tempo severo estes serão bastante localizados com risco de queda de granizo e rajadas de vento forte. O mapa acima mostra a projeção de raios para o domingo do modelo europeu em que se observa a tendência de muitas descargas no Sul do Paraguai, em Misiones (Argentina), no Oeste catarinense e no Sudoeste do Paraná.

Como a frente fria não vai conseguir progredir muito e será bloqueada pela massa de ar seco no Brasil Central, a chuva vai persistir no Paraná ao longo da semana com muitos dias seguidos de instabilidade e que terão a intensificação da chuva principalmente a partir do meio da semana. Com isso, os volumes de chuva no Paraná na semana serão muito altos.