Milhões de gaúchos experimentaram hoje um dia muito desconfortável por efeito do intenso abafamento com forte calor e elevada umidade relativa do ar. Mesmo com muitas nuvens, a temperatura em algumas cidades conseguiu ultrapassar a marca dos 35ºC no período da tarde com índices de calor (sensação térmica) ao redor ou acima de 40ºC. N
a Grande Porto Alegre, a maior temperatura foi observada na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia em Campo Bom, onde os termômetros indicaram uma máxima durante a tarde de 35,4ºC. Com a umidade, a sensação era de 38ºC na cidade do Vale do Sinos.
Em Porto Alegre, onde o sol aparece durante a manhã e favoreceu uma acentuada elevação da temperatura, a tarde foi por demais abafada e quente. A máxima na estação de referência do bairro Jardim Botânico atingiu 34,8ºC. O índice de calor ficou entre 38ºC e 39ºC no momento mais quente da tarde.
Também os vales enfrentaram uma quarta-feira muito quente. Estações particulares apontaram máximas de 36ºC em Lajeado e Teutônia; 35,5ºC em Estrela; 35,4ºC em Colinas; 35,3ºC em Três Coroas; 35,1ºC em Portão; e 35,0ºC em Westfália.
Mesmo na Serra Gaúcha fez muito calor. As estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram máximas de 34,1ºC em Serafina Corrêa; 31,6ºC em Bento Gonçalves; e 30,4ºC em Canela. Estações particulares indicaram de 31ºC a 34ºC em vários municípios serranos.
Com a atmosfera quente e umidade, tal como poderia se esperar, áreas de instabilidade se formaram durante o dia em diferentes áreas do Rio Grande do Sul. Já choveu de manhã no Oeste e durante a tarde em mais locais pelo forte aquecimento. A chuva, como prevista, foi muito irregular e só pontos isolados tiveram precipitação mais forte.
Os acumulados de chuva no estado entre o começo da instabilidade na segunda e o final da tarde de hoje ficaram em 118 mm em Uruguaiana, 61 mm em Quaraí, 45 mm em Alegrete, e 37 mm em Livramento. Agora, a tendência é que a chuva aumente em cidades do Noroeste e do Norte do estado com acumulados que podem passar de 100 mm em algumas localidades.
Os gaúchos seguem com tempo instável nesta quinta-feira com uma massa de ar quente e úmido de origem tropical sobre o estado. Muitas nuvens continuam no Rio Grande do Sul, embora ocorram aberturas de sol entre as nuvens em alguns pontos.
A instabilidade se concentra hoje mais na Fronteira Oeste, no Centro do estado e na Metade Norte. É alto o risco de chuva forte localizada com ocasionais temporais, especialmente na Metade Norte. Mais ao Sul do estado, embora ainda possa chover em alguns locais, a instabilidade diminui e ocorrem momentos de melhoria.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.