A chuva não dá trégua em Salvador com acumulados excessivos de precipitação que causam deslizamentos de terra, desabamentos de construções e alagamentos na capital baiana, onde as precipitações são persistentes há dias e em alguns momentos com forte a torrencial intensidade.
Dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que a chuva deste mês de novembro até o meio-dia desta quarta-feira já somava 322 mm na estação de Salvador, sendo 241 mm tão-somente apenas nos últimos quatro dias.
O acumulado de chuva em apenas 96 horas é mais que o dobro da média histórica de precipitação de novembro inteiro. Se considerados os registros do mês até o momento, a chuva alcança o triplo da média histórica de precipitação mensal de 108 mm.
Como consequência da chuva extrema, a capital da Bahia sofre com deslizamentos de terra, desabamentos e alagamentos, com o agravamento da situação nas últimas horas pela intensificação da chuva.
No episódio mais grave, um jovem de 23 anos morreu após ser atingido por um deslizamento de terra em Salvador na manhã desta quarta-feira. Outras quatro pessoas foram soterradas em um segundo ponto de deslizamento, informou o Corpo de Bombeiros.
Os dados analisados pela MetSul Meteorologia ainda indicam a ocorrência de chuva no restante desta quarta-feira e que por vezes pode ser moderada a ocasionalmente forte em alguns momentos.
Amanhã, a instabilidade diminui em Salvador e já podem ocorrer momentos com melhoria, mas parte do dia pode anotar períodos de chuva. De sexta até a começo da semana que vem, a tendência é de tempo mais firme com sol e nuvens, e qualquer chuva, se ocorrer, será passageira e isolada. No geral, o tempo firme vai predominar em Salvador a partir do final da semana.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.