Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que temporais isolados vão atingir diversos estados nos próximos dias e isoladamente as tempestades poderão ser fortes a severas em alguns pontos, de acordo com os dados analisados.

Serão temporais localizados típicos de verão devido à atmosfera quente e úmida pela influência do ar tropical. O risco será maior em estados do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste à medida que a atmosfera se torna mais instável.

Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera.

A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitíssimo isolados. Estas nuvens, que podem atingir até 10 quilômetros de altura ou mais, se formam a partir do aquecimento e, por isso, as tempestades ocorrem mais na segunda metade do dia.

Localmente, alguns destes temporais podem ser fortes a severos mesmo com risco de danos. Quanto mais quente e atmosfera e menor a pressão atmosférica, maior é o potencial para haja a formação de nuvens muito carregadas e mais alta a probabilidade de temporais localizados de maior severidade.

O ar quente e a umidade são os combustíveis para tempo severo e dias de calor mais intenso apresentam maior probabilidade de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca.

Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam que a atmosfera tende a ficar mais instável nos próximos dias com elevados índices de instabilidade em diversos estados do Centro-Sul do Brasil, favorecendo estas ocorrências de temporais localizados.

Os mapas abaixo mostram as projeções do índice de instabilidade CAPE (Convection Available Potential Energy) para as tardes desta quinta, sexta, sábado e domingo, de acordo com dados do modelo norte-americano GFS.

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

Como se observa nos mapas, a instabilidade deve aumentar significativamente em estados do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul nesta segunda metade da semana e no fim de semana, o que agravará o risco de temporais isolados.

No Sul do Brasil, o maior risco de tempo severo isolado nesta segunda metade da semana vai se concentrar no Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e, sobretudo, no estado do Paraná.

No estado de São Paulo, a possibilidade de temporais aumenta demais entre esta quinta e a sexta-feira. A quinta-feira será excessivamente quente e, com o aumento da umidade, são prováveis temporais isolados no território paulista da tarde para a noite, alguns fortes pela muito alta temperatura que deve passar dos 35ºC na Grande São Paulo.

METSUL

Na sexta-feira, o risco de tempestades no estado de São Paulo aumenta ainda mais. Osa dados de maior resolução indicam vários núcleos de elevada refletividade da tarde para a noite de sexta, condizentes com chuva intensa e risco de temporal.

Embora estes temporais previstos para os próximos dias em estados do Centro-Sul possam causar rajadas de vento forte e queda de granizo com raios, o maior risco será o de chuva isoladamente forte a torrencial com muito altos volumes em curto intervalo. No último fim de semana, por exemplo, uma chuva intensa localizada deixou uma vítima fatal em Uberlândia (MG).

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.