Áreas de instabilidade ingressaram no Oeste gaúcho entre a madrugada e a manhã desta quinta a partir do Uruguai e do Nordeste da Argentina, trazendo aumento da nebulosidade e chuva. A cobertura de nuvens aumentou nas últimas horas também no Sul do estado.

A imagem acima do satélite meteorológico GOES-16, da NOAA/NASA, mostra como as áreas de instabilidade no Oeste gaúcho se intensificavam sobre o Oeste do Rio Grande do Sul no final da manhã com alguns núcleos de maior intensidade e nuvens de maior desenvolvimento vertical.

De acordo com dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva até o final da manhã no Oeste gaúcho somava 22 mm em Quaraí, 3 mm em Dom Pedrito e Livramento e 2 mm em Uruguaiana, mas ainda chovia em diversos pontos da região.

Os dados de monitoramento de descargas elétricas do sensor GLM do satélite GOES-16 ainda indicavam que a chuva vinha acompanhada de raios em diferentes pontos do Oeste, sinalizando a possibilidade de temporais isolados.

Com a chuva e a abundante nebulosidade, o setor Oeste do Rio Grande do Sul não repete hoje o calor extremo dos últimos dias. Ontem, as máximas atingiram 40,5ºC em Quaraí, 39,7ºC em Uruguaiana, 39,5ºC em Alegrete, 39,4ºC em São Gabriel, 39,3ºC em São Borja, 38,9ºC em São Luiz Gonzaga, 37,8ºC em Santiago, 37,5ºC em Livramento e 37,4ºC em Santa Rosa.

A chuva, contudo, não deve se limitar nesta quinta-feira ao Oeste gaúcho. A tendência é que vários pontos do estado que durante a manhã tinham sol e muito calor registrem precipitação entre a tarde e a noite de hoje.

Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva indicada pelo modelo meteorológico europeu, disponível ao assinante na seção de mapas (assine aqui), com as projeções para 9h, 15h e 21h de hoje, além das 3h da sexta-feira.

A chuva, enfatiza a MetSul Meteorologia, deve ser irregular e mal distribuída, assim que não vai alcançar todos os municípios. Não se descarta instabilidade na Grande Porto Alegre até o fim do dia.

Uma vez que a atmosfera sobre o Rio Grande do Sul está muito aquecida no dia de hoje, áreas de instabilidade que avançam a partir do Oeste e outras que devem se formar podem ter nuvens de grande desenvolvimento vertical em alguns pontos, capazes de gerar temporais isolados com chuva localmente forte, ventania e ocasional queda de granizo.