Choveu em diversas cidades do estado de São Paulo entre ontem e hoje com o deslocamento de uma frente fria do Sul para o Sudeste do Brasil, mas as precipitações não foram abrangentes e em muitos locais mais ao Norte e o Noroeste do estado paulista não houve registo de chuva.

As precipitações se concentraram mais no Oeste, no Sul e no Leste do estado de São Paulo e foram mais volumosas na área costeira pelo fluxo de umidade que vem do mar e encontra o relevo da Serra do Mar.

Dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia até 15h desta segunda-feira indicaram 101 mm em Bertioga, 33 mm em Iguape, 23 mm em Presidente Prudente e 9 mm em Barueri.

A chuva mais ampla, entretanto, está por vir e vai atingir todas as regiões do estado de São Paulo entre esta terça e a quarta-feira com a atuação de um centro de baixa pressão que vai migrar do Mato Grosso do Sul para o território paulista.

À medida que a baixa pressão se aprofunda no Mato Grosso do Sul e começa a se deslocar para São Paulo, a nebulosidade aumenta nesta terça no estado e chove principalmente do Centro para o Oeste paulista, em especial em cidades próximas do território sul-mato-grossense.

Na quarta, a chuva será mais generalizada em São Paulo e alcança todas as regiões, inclusive áreas mais ao Norte paulista que não têm registro de precipitação desde o mês de abril. Será o dia mais chuvoso nesta semana, tanto na capital como no interior do estado.

Projeção de chuva do modelo europeu no estado de São Paulo até sexta | METSUL

Na quinta, com o afastamento do centro de baixa pressão para o oceano, o tempo melhorará em grande parte do estado de São Paulo com o retorno do sol acompanhado de nuvens, mas em locais perto da costa no Leste paulista ainda ocorrerão momentos de maior nebulosidade com chance de chuva e garoa.

A MetSul Meteorologia antecipa que entre esta terça e a quarta, na atuação de baixa pressão, pode ocorrer chuva localmente moderada a forte em pontos do estado de São Paulo. Os volumes em diversas cidades na soma dos dois dias podem ficar perto ou passar dos 50 mm.