Anúncios

A cidade de Santana do Livramento e a vizinha Rivera, na fronteira com o Uruguai, começaram a terça-feira com um mar de nuvens baixas pela formação de nevoeiro. O tempo aberto com vento calmo favoreceu maior resfriamento em superfície enquanto em altitude ingressava ar mais quente, gerando inversão térmica.

Foi outra madrugada de frio na região da fronteira com o Uruguai. Em Livramento, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mediu uma mínima de 6,6ºC. Em Rivera, a estação do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) marcou 5,1ºC.

Esta é uma época do ano em que o tempo mais frio marca um grande aumento do número de dias de nevoeiro no Sul do Brasil. As jornadas com formação de nevoeiro ou neblina na madrugada e o começo da manhã se tornam muito mais frequentes à medida que as noites se tornam mais frias.

Um estudo da Força Aérea Brasileira (FAB) da frequência do fenômeno no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, realizado entre os anos de 1998 e 2006, de autoria de Luiz Alexandre Fragozo de Almeida, mostrou que os meses da segunda metade do outono do inverno são os de maior incidência do fenômeno.

Os três meses com maior frequência de cerração no período de estudo, de acordo com a pesquisa publicada pela FAB, foram junho com 63 dias, maior com 56 e julho com 48. Na sequência, aparecem abril com 33 dias, setembro com 18 e março com 12. O período de novembro a fevereiro tem muito baixa incidência do fenômeno.

As imagens feitas pelo fotógrafo Fabian Ribeiro a partir de um drone registraram as cidades de Livramento e Rivera em meio ao mar de nuvens baixas do nevoeiro do começo da manhã desta quarta-feira. Apenas os prédios mais altos se posicionavam acima da camada de nuvens baixas perto do solo.

FABIAN RIBEIRO

FABIAN RIBEIRO

FABIAN RIBEIRO

A massa de ar frio e de alta pressão foi a responsável por mais uma madrugada fria no estado com mínimas abaixo de 10ºC na esmagadora maioria das cidades. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia e particulares registraram mínimas de 4,1ºC em São José dos Ausentes, 5,6ºC em São José do Ouro, 6,0ºC em Herval, 6,3ºC em Soledade e 6,7ºC em Canela.

Em Porto Alegre, as mínimas foram de 11,5ºC em Belém Novo, 11,7ºC no Lami, 12,9ºC no Aeroporto e 13,3ºC no Jardim Botânico. Na Grande Porto Alegre, as mínimas foram de 8,5ºC em Gravataí, 8,6ºC em Viamão, 8,8ºC em Nova Santa Rita, 9,4ºC em Novo Hamburgo, 10,0ºC em Campo Bom, 10,3ºC em Canoas e 11,5ºC em São Leopoldo.

O Rio Grande do Sul estava na madrugada desta terça-feira sob a influência de um centro de alta pressão de 1.025 hPa da massa de ar frio sobre o Oceano Atlântico, posicionado na costa gaúcha.

Quando as áreas de alta pressão associadas às massas de ar frio estão sobre o mar nesta época do ano, há uma maior tendência de formação de nevoeiro nos estados do Sul do país nos meses do outono e do inverno.