Anúncios

Áreas sob enchentes, como Eldorado do Sul (foto), devem ter periodos de chuva forte neste fim de semana | ANSELMO CUNHA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

As águas recém começaram a recuar na Grande Porto Alegre e nos vales, mas voltou a chover forte hoje no Rio Grande do Sul por efeito de uma frente quente com o avanço de ar mais quente em altitude sobre a massa de ar frio que atuava no estado.

Só hoje, algumas cidades tiveram em 12 horas metade da chuva média histórica do mês. Os volumes até o fim da tarde somavam 82 mm em Serafina Corrêa, 79 mm em Cambará do Sul, 69 mm em Lajeado, 65 mm em Teutônia e Terra de Areia e 51 mm em Bom Princípio. Em Porto Alegre, o acumulado até às 18h desta sexta era 28 mm na zona Sul.

O fim de semana será de instabilidade no Rio Grande do Sul, prevê a MetSul Meteorologia. Os maiores volumes de chuva vão se concentrara na Metade Norte neste sábadoe e no domingo com precipitações localmente fortes a intensas com alagamentos. Na Metade Sul, os volumes serão muito menores. Pode chover por vezes muito forte, especialmente no domingo, em cidades do Vales, Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte.

Na segunda, o tempo segue instável no estado com chuva e garoa, entretanto já ocorrem intervalos de melhoria com chance de aberturas. O vento vira para Sul em parte do estado e começa a esfriar à noite pelo Oeste e o Sul. O tempo melhora com sol na terça à medida que ingressa uma forte massa de ar frio com baixa sensação térmica.

A massa de ar polar que ingressa entre segunda e terça trará frio de inverno. São esperadas as primeiras mínimas negativas do ano no Rio Grande do Sul e pode gear na quarta-feira em várias regiões do estado depois de uma terça com máximas baixas.

No Sul do estado, por sua vez, as enchentes se agravaram. O nível do canal São Gonçalo estava em 2,76 metros no fim da tarde desta sexta. Moradores eram resgatados nos balneários Valverde e Santo Antônio. A expectativa pelos técnicos era de agravamento da enchente, especialmente no Laranjal.

São Lourenço do Sul decretou hoje calamidade pública e partes da cidade estavam com mais de um metro de água nas casas. Em Rio Grande, a enchente se agravava e atingia mais pontos da cidade com a lagoa um metro e meio acima do nível normal. O cenário segue grave no Sul do estado neste fim de semana.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.