Anúncios

Igor Müller

Choveu durante a segunda-feira em diversas regiões do Rio Grande do Sul, entretanto as precipitações foram muito irregulares. Já no domingo havia chovido em parte do Sul, Centro e o Oeste do Estado.

Os acumulados de chuva em 48h até o começo da noite de ontem tinham sido anotados 72 mm em Maquiné, 33 mm em Igrejinha, 30 mm em Três Forquilhas, 29 mm em Itati, 27 mm em Bom Princípio, 25 mm em Gravataí e Riozinho, 24 mm em Parobé, 22 mm em Três Coroas e 21 mm em Rolante.

Os maiores volumes se concentraram, assim, em pontos do Leste da Serra, parte do Litoral Norte e nos vales. Em Porto Alegre, bairro da zona Sul da cidade chegaram a registrar 16 mm. Para quem teve pouco ou nada de chuva neste começo de semana, uma boa notícia: vem mais água nos próximos dias.

Hoje, a instabilidade diminuirá no Rio Grande do Sul e afeta poucas áreas. Amanhã, a chuva deve alcançar todo o Estado e será o principal dia de chuva na semana com acumulados até elevados, acima de 50 mm, em algumas regiões. Veja os mapas com as projeções de chuva de 72h dos modelos alemão e WRF. 


Não será chuva parelha e regular, o que fará com que muitos municípios não tenham chuva com volumes satisfatórios. Na quinta-feira ainda deve ter chuva no Estado, porém ainda mais irregular e com volumes menores na maioria dos municípios.

A estiagem no território gaúcho vem desde novembro com déficits de precipitação de 300 a 400 mm em alguns municípios, logo não serão poucos dias de chuva que acabarão com a estiagem.

Anúncios