Análise a partir de registros por satélite mostram que houve um declínio enorme dos níveis de poluição no Norte da Itália, na região de Milão, resultado da acentuada diminuição da atividade econômica em consequência das medidas restritivas adotadas pela crise do novo coronavírus. O mesmo padrão tinha se observado na China, especialmente na província de Hubei, durante os meses de janeiro e fevereiro. 

Os mapas mostram um enorme contraste entre os níveis de dióxido de nitrogênio (NO2) observados na primeira quinzena de janeiro e o período de 26 de fevereiro a 11 de março. 

Os cientistas observam que a redução nos níveis de dióxido de nitrogênio se deve à diminuição da liberação do gás emitido por veículos automotores e instalações industriais.

Quando houve uma queda drástica na China, a diminuição espantou os cientistas. “É a primeira vez que vejo queda tão dramática em uma área tão ampla causada por um evento específico”, disse Fei Liu, pesquisador de qualidade do ar do Centro de Voo Espacial Goddard da Nasa, em um comunicado divulgado pela agência espacial dos Estados Unidos.

SAIBA MAIS 

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

🦠 Febre

🦠 Tosse

🦠 Dificuldade para respirar

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

👉🏽 Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

👉🏽 Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

👉🏽 Evitar contato próximo com pessoas doentes.

👉🏽 Ficar em casa quando estiver doente.

👉🏽 Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

👉🏽 Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

👉🏽 Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).