Anúncios

Chuva deve atingir Porto Alegre nesta segunda | ALEX ROCHA/PMPA

A semana do Natal vai ter tempo firme e sol na maioria dos dias no Rio Grande do Sul, mas começa com instabilidade e chuva em diversos pontos do estado. Este domingo já teve registro de precipitação em diversas localidades da Metade Norte gaúcha, mas durante esta segunda a chuva atinge mais municípios.

Embora o sol apareça com nuvens em parte do território gaúcho nesta segunda, sobretudo em cidades mais a Oeste que terão tempo mais aberto, a cobertura de nebulosidade aumenta no estado e o céu nublado a encoberto predomina em grande número de cidades do Norte e do Leste do estado.


Justamente as Metades Norte e Leste devem ter maior chance de chuva hoje, desde cedo em algumas cidades. A chuva pode será forte isoladamente. Na Metade Norte, temporais isolados da tarde para a noite.

É provável que nuvens mais carregadas se formem no Nordeste gaúcho, o que pode trazer pancadas localmente fortes entre a Grande Porto Alegre, os vales e a Serra com possibilidade em alguns locais de elevados volumes em curto período.


O setor do Rio Grande do Sul que seguirá com tempo mais seco e sem precipitação na maioria dos municípios é o Oeste gaúcho, sobretudo a região de Uruguaiana, onde os mais recentes episódios de precipitação não trouxeram chuva.

Na terça, parte do estado gaúcho ainda deve ter ocorrência de chuva. Desta vez, as precipitações se concentrarão mais em locais do Leste e do Nordeste gaúcho, perto da costa, mas apenas em parte do dia. Persistirá o risco de chuva localmente forte, especialmente entre a Serra e o Litoral Norte.

Projeção de chuva para a semana no Rio Grande do Sul do modelo Icon | METSUL

A segunda metade da semana terá o predomínio do tempo firme com muito sol no Rio Grande do Sul. O sol vai predominar no estado entre quarta e sábado à medida que uma massa de ar mais seco tomará conta do território gaúcho, garantindo noites mais amenas e maior aquecimento à tarde. Na quarta, contudo, não se afasta instabilidade ainda muito isolada.

Na quinta, na sexta e no sábado, a expectativa é de tempo muito aberto no estado com gradual elevação da temperatura, noites agradáveis e tardes mais quentes. O calor será maior no Oeste enquanto no Leste do estado não aquece tanto e haverá vento. O dia mais quente vai ser o sábado da véspera de Natal. No final da semana, o calor pode trazer chuva de verão no Oeste.

Anúncios