Anúncios

A instabilidade aumenta no Rio Grande do Sul entre este domingo e a segunda-feira com a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. A tendência é de chover em todas as regiões neste começo de semana e há risco de temporais isolados de granizo em algumas áreas, acompanhando células localizadas de temporal.

O domingo será de muitas nuvens no Rio Grande do Sul e aberturas de sol serão isoladas e passageiras com o predomínio do céu nublado a encoberto.


Nuvens baixas podem trazer chuva leve e garoa em diferentes pontos do estado no decorrer do dia. Nuvens de desenvolvimento vertical, portanto mais carregadas, com chuva forte isolada, avançarão a partir do Oeste.

Estas áreas de instabilidade mais fortes atingirão pontos do Oeste, do Noroeste, do Norte e possivelmente até do Centro do Rio Grande do Sul, especialmente da tarde para a noite.

Células localizadas de temporal tendem a se formar e há potencial para granizo, considerando os valores de refletividade indicados pelos modelos. O risco de granizo isolado é maior em localidades das Missões, do Alto Jacuí, do Noroeste e do Norte do território gaúcho.

Modelo WRF indica altos valores muito isolados de refletividade condizentes com granizo | METSUL.COM

Porto Alegre terá um domingo de muitas nuvens com pouca ou nenhuma chuva. O que pode ocorrer é garoa ou chuva leve em parte do dia, Maior nebulosidade, quando são esperadas muitas nuvens baixas, entre a madrugada e de manhã. Na segunda metade do dia podem ocorrer aberturas com nuvens altas.


Na segunda-feira, abundante nebulosidade persiste sobre o Rio Grande do Sul com chuva e garoa na maioria das regiões. A instabilidade aumenta no Sul e no Leste gaúcho. No Oeste é que muitos locais podem passar a segunda sem registro de precipitação. A chuva não será volumosa e vai ser mal distribuída com pancadas fortes apenas em pontos isolados. Porto Alegre terá uma jornada de muitas nuvens e há chance de precipitação na segunda metade do dia. A segunda-feira é ventosa no Sul e no Leste gaúcho, inclusive na capital, com rajadas por vezes fortes que podem ficar entre 60 km/h e 70 km/h em alguns pontos.

Na terça-feira, o sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul. O começo do dia, entretanto, ainda tem maior nebulosidade em algumas regiões com chance de chuva ou garoa em pontos do Sul e da Metade Leste gaúcha. No decorrer do dia, a cobertura de nebulosidade diminui e o sol aparece na maior parte do território gaúcho. Qualquer instabilidade da tarde para a noite da terça será por demais localizada. Com a diminuição das nuvens, a temperatura se eleva mais do que na véspera, mas segue agradável.

Anúncios