Anúncios

Motorista morreu ao tentar atravessar a forte correnteza de rio em cheia no municípios de Três de Maio | Reprodução

Inundações eram registradas neste sábado no Noroeste do Rio Grande do Sul em consequência dos altos volumes de chuva que têm sido registrados na região. Choveu forte neste sábado em pontos do Noroeste gaúcho, o que contribuiu ainda mais para elevar os níveis de rios e arroios, trazendo alagamentos e inundações. Houve transbordamentos, por exemplo, em Iraí e Três Passos. Pontilhões foram submersos e estradas enfrentam danos.

O Rio Turvo subiu muito entre os municípios de Três Passos e Derrubadas, submergindo uma ponte e causando alagamentos em zonas ribeirinhas. A situação é complicada também pela cheia do rio Pratos, na divisa dos municípios de Horizontina e Tucunduva. O manancial saiu do leito e alagou residências e propriedades rurais na enchente.


Um homem morreu quando o seu veículo caiu no rio Lajeado Cachoeira, no interior do município de Três de Maio. O rio estava muito alto e com fortes correnteza. O motorista, que participava de uma trilha de jipeiros, tentou atravessar o rio e seu veículo tombou com a forte correnteza. Outro homem que estava no jipe conseguiu escapar com ferimentos.


Enchente alaga propriedades rurais em zonas ribeirinhas no Noroeste gaúcho | Três Passos News

Os volumes de chuva nas últimas horas foram muito altos em vários municípios do Noroeste do Rio Grande do Sul. Dados do Centro Nacional de Prevenção de Desastres indicam que a chuva nas últimas 24 horas, até 21h deste sábado, somou 147 mm em Horizontina, 116 mm em Santa Rosa, 62 mm em Redentora e 40 mm em Iraí. Em Santo Augusto, o Instituto Nacional de Meteorologia anotou 92 mm em 24 horas. Se considerada a chuva das últimas 48 horas, os acumulados são ainda maiores com registros acima de 150 mm em alguns municípios da região.

O Noroeste gaúcho vai voltar a ter chuva neste domingo e com risco de granizo isolado ante a formação de novas áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão. A chuva não deve ser tão volumosa quanto a deste sábado, entretanto há possibilidade de pancadas localmente fortes a torrenciais.

Anúncios