Anúncios

As imagens do céu alaranjado na região da Baía de San Francisco, na Califórnia, no dia de ontem (leia) lembraram a de filmes pós-apocalípticos. Uma das imagens que mais foi compartilhada foi a do filme Blade Runner 2049 que se passa justamente no estado da Califórnia em que o céu aparece totalmente alaranjado como se viu 29 anos antes do futuro distópico de um mundo sob robôs descrito na ficção.

Trecho do filme Blade Runner 2049 lançado nos cinemas em 2017

San Francisco durante o dia de ontem

Uma colossal quantidade de fumaça cobria durante a quarta-feira o Oeste dos Estados Unidos, resultante de enormes incêndios florestais em diversos estados. Seca prolongada de anos, sucessivas ondas de calor com recordes de mais de um século e umidade extremamente baixa criaram cenário ideal para os incêndios.

Segundo a CalFire, em 2020, até 7 de setembro, foram 7.606 incêndios e em todo o ano passado 4.927. A área queimada até agora no ano chega a quase um milhão de hectares na Califórnia enquanto no ano passado foi de 47 mil hectares. Os incêndios geraram uma quantidade colossal de fumaça que cobria grande parte da costa Oeste dos Estados Unidos na quarta-feira.

A estatística mostra que a tendência é de alta tanto em número de incêndios como em área queimada a cada ano na Califórnia acompanhando o aquecimento do planeta.


Anúncios