Porto Alegre teve muitos raios e fortes trovoadas durante o temporal (Marnes Hoff)

Temporais atingiram o Rio Grande do Sul no final da quarta-feira (9) e nas primeiras horas desta quinta (10) com chuva forte, muitos raios e granizo, confirmando o alerta da MetSul de tempo severo. As tempestades tiveram início quarta à noite pelo Sul gaúcho, onde houve registro de granizo em alguns municípios. Na localidade de Cristal, as pedras de gelo tiveram tamanho médio.

Na sequência, as áreas de instabilidade avançaram pelo Leste do Rio Grande do Sul e trouxeram temporais para a Região Carbonífera. Houve registro de granizo em cidades como Butiá e São Jerônimo.



As nuvens muito carregadas avançaram, então, para a região metropolitana de Porto Alegre, onde caiu granizo em pontos de cidades como Guaíba, Eldorado do Sul, Canoas, Gravataí, Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Esteio. Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Sapiranga e Novo Hamburgo. O temporal veio com muitos raios, registrados em Canoas por Fabiano Gutierres.


Em Porto Alegre, o temporal chegou por volta da meia-noite com chuva torrencial, uma grande quantidade de raios e fortes trovoadas. Houve ainda rajadas de vento fortes que chegaram a 70 km/h no Aeroporto Internacional Salgado Filho, mas que, certamente, foram mais intensas em outros pontos da cidade pelo efeito da topografia.

Caiu granizo, segundo vídeos e relatos enviados por seguidores da MetSul, na grande maioria dos bairros da Capital, o que não é comum. O fenômeno foi observado nas zonas Sul, Leste, Norte e no Centro. Normalmente, temporais com granizo atingem só parte da cidade e desta vez foi registrado do Sul ao Norte da capital gaúcha.

Na madrugada, os temporais avançaram para cidades do Litoral Norte com chuva forte, raios e granizo isolado. Com o afastamento do centro de baixa pressão responsável pela instabilidade para o oceano nesta quinta-feira, o tempo melhora na maioria das regiões do Estado no decorrer do dia e não há mais condições de temporal. O risco de tempo severo isolado retorna entre esta sexta e o sábado para pontos do Oeste, do Centro e do Sul do Rio Grande do Sul.