Anúncios

Porto Alegre teve uma quarta-feira com cara de outono com sol e temperatura muito agradável que passou dos 20°C após o meio-dia e chegou a 24,3°C no meio da tarde após um amanhecer frio | Fernando Oliveira

Calorzinho de julho depois de um período gelado. Por que calorzinho de julho? Porque o que é temperatura alta à tarde nesta época do ano seria temperatura baixa à tarde fosse no verão. A tarde de hoje no Rio Grande do Sul foi muito agradável para esta época do ano no Estado com marcas até 5ºC acima do que a média máxima de julho.

A temperatura máxima em Porto Alegre foi de 24,3ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico, na zona Leste da cidade. É uma marca 4,7ºC superior à media máxima de julho na Capital que é de 19,6ºC (série 1961-1990). Fosse em janeiro esta máxima, ela teria ficado mais de 6ºC abaixo da média máxima mensal que é de 30,4ºC.


As temperaturas máximas de hoje foram altas para julho também na área metropolitana. Os termômetros indicaram 24,3ºC em Novo Hamburgo, marca mais alta na localidade do Vale do Sinos desde 14 de junho, quando fez 24,4ºC.

Tarde de hoje com máxima de 24,8°C em Campo Bom | Nilson Wolff

Em Campo Bom, a máxima hoje foi a 24,8ºC, a maior entre todas na rede do Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul. Assim como em Novo Hamburgo, foi a mais alta máxima desde o dia 14 de junho, quando a estação local anotou 25,1ºC.

A tarde foi quente para esta época do ano também em outras cidades dos vales. Fez 24,9ºC em Feliz, 25,2ºC em Teutônia e 25,5ºC em Guaporé. No Noroeste gaúcho, a tarde de hoje registrou 25,6ºC em Santa Rosa.

Temperatura alta para julho somente à tarde

O período mais gelado trazido pela forte massa de ar polar da última semana passou e as tardes agora já são agradáveis com máximas acima do que é normal para esta época do ano, mas isso não significa que deixou de fazer frio. A temperatura ainda é baixa durante a noite.

A mesma Santa Rosa que hoje teve 25,6ºC à tarde amanheceu com 5,9ºC. Campo Bom que foi a 24,8ºC à tarde amanheceu com 7,6ºC. E Porto Alegre que chegou a 24,3ºC teve mínima de 10,5ºC, hoje sem nevoeiro.

Amanhecer desta quarta-feira, hoje sem nevoeiro, com frio de 10°C em Porto Alegre | Rosinara Ferreira

Por que essa grande variação de frio na madrugada para um calorzinho durante a tarde? A explicação está no perfil da atmosfera. Com a atuação de áreas de alta pressão atmosférica, o movimento do ar é de cima para baixo, o que se denomina subsidência.

Nestas condições, a atmosfera fica muito estável com escassa nebulosidade. Soma-se ainda o vento muito fraco ou calmo. E o tempo aberto com pouco ou nada de vento favorece intenso resfriamento noturno.

Previsão de tardes mais quentes na próxima semana

A tendência, conforme a análise da MetSul, é de manutenção no restante desta semana de um pouco de frio à noite, mais intenso e com chance de geada em baixadas da Serra e dos Aparados, com tardes de temperatura agradável.

Mapa de anomalia de temperatura mostra marcas muito acima da média na próxima semana | MetSul

Para Porto Alegre, por exemplo, a previsão é de máximas de 23ºC nesta quinta, 22ºC na sexta e 24ºC no sábado em tardes muito agradáveis para esta época do ano.


A próxima semana, inclusive, reserva marcas ainda mais altas nos termômetros. Modelos analisados pela MetSul indicam máximas entre 25ºC e 27ºC em Porto Alegre entre a segunda e quarta-feira da semana que vem.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

No Noroeste gaúcho, todos os dias até metade da próxima semana devem ter máximas ao redor ou acima de 25ºC em Santa Rosa.

Anúncios