Anúncios

Ar muito quente em altitude pode trazer raios e fortes trovoadas entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira no Rio Grande do Sul | Daniel Fleck/Arquivo

A MetSul alerta que o avanço de uma massa de ar muito quente com intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera vai gerar instabilidade que pode ser isoladamente forte com raios e risco de granizo isolado nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul.

O risco é maior em cidades do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul, podendo alcançar o Sul catarinense. Porto Alegre, assim, está na área que pode ter instabilidade. Em pontos de outras regiões como o Centro do Estado e até do Oeste, no início do dia, não se pode afastar instabilidade.


Os volumes de chuva, no geral, não devem ser altos, apesar da possibilidade de isoladamente serem registradas pancadas passageiras e de curta duração de fortes a torrenciais. Alerta-se, ademais, para a possibilidade de a chuva vir acompanhada ainda de fortes trovoadas em alguns municípios pelo ingresso de ar quente em camadas mais altas da atmosfera, o que pelas altas taxas de instabilidade atmosférica favorece a formação de nuvens localizadas do tipo Cb (Cumulonimbus).

Por isso, devido à presença de ar quente e instável em altitude com nuvens carregadas, não se pode afastar o risco de ocorrência de granizo isolado, especialmente em pontos do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul, uma vez que este fenômeno é bastante comum neste tipo de situação meteorológica que remota a uma frente quente.

Projeção de raios para o Rio Grande do Sul nesta quarta do modelo meteorológico europeu | Copernicus

A MetSul, a título de discussão de prognóstico, destaca que não há um consenso sobre a instabilidade desta quarta. O modelo WRF, por exemplo, em sua saída das 12Z, limitou a chuva ao Sul gaúcho. Cenário identifico foi apresentado pelo modelo alemão Icon. Já o modelo canadense projeta chuva mais abrangente, especialmente do Centro para o Leste e o Sul gaúcho. Por fim, o modelo europeu é o que indica a instabilidade mais forte e em mais locais do Rio Grande do Sul, mantendo o tempo firme com sol e calor apenas na Fronteira Oeste, no Noroeste e no Norte do Estado durante todo o dia.

O prognóstico da MetSul foi elaborado a partir das soluções que indicaram um quadro de instabilidade mais abrangente e não apenas limitado ao Sul gaúcho. Nesse sentido, nossa previsão do tempo para esta quarta-feira é de chance de chuva em parte do dia em várias regiões do Rio Grande do Sul.


O prognóstico é de áreas de instabilidade se formando na madrugada entre o Centro e o Oeste do Estado e avançando para diversas áreas até de manhã com chuva, na forma de pancadas fortes a torrenciais isoladas de curta duração. A instabilidade afetaria o Centro, Sul e o Leste do Rio Grande do Sul. Raios são esperados com fortes trovoadas. É alto o risco de granizo localizado.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Da tarde para a noite a tendência é de grande parte da instabilidade se afastar para o oceano e em várias cidades que começaram o dia com chuva o sol pode aparecer à tarde com muita umidade nas superfícies. No Oeste, no Noroeste e no Norte do Estado o tempo firme vai predominar no decorrer do dia com sol, nuvens e muito calor. As máximas no Oeste e no Noroeste podem ficar entre 34ºC e 36ºC.

Anúncios