Previsão do tempo da MetSul Meteorologia é de ainda mais calor amanhã em algumas regiões do Rio Grande do Sul com uma tarde de domingo de temperatura bastante alta | DENIS GOERL

O Rio Grande do Sul teve um sábado com todas as características de uma onda de calor de verão com muito sol, umidade relativa do ar muito baixa e calor bastante intenso com máximas significativamente elevadas. O tempo aberto com céu claro ou escassa nebulosidade proporcionou o intenso aquecimento sob uma atmosfera muito seca.  A previsão do tempo para amanhã indica ainda mais calor em algumas regiões.

A região mais quente do estado gaúcho hoje foi o Oeste com máximas de 37,6ºC em Quaraí, 37,2ºC em Uruguaiana, 36,7ºC em São Borja e 36,1ºC em Alegrete. Fez muito calor neste sábado também em locais do Noroeste do Rio Grande do Sul com marcas acima dos 35ºC. Os termômetros, por exemplo, indicaram 36,7ºC em Santo Antônio das Missões e 35,3ºC em Santa Rosa.

O intenso calor veio acompanhado de uma tarde muito seca. A umidade relativa do ar desceu a apenas 14% em Uruguaiana e Quaraí. Chegou a 15% em Alegrete e Santiago. Foi de 16% em Tupanciretã e Cruz Alta. Na Grande Porto Alegre, Campo Bom teve apenas 22% de UR durante a tarde.

O calor, aliás, também se fez presente durante este sábado na Grande Porto Alegre. As máximas deste sábado na área metropolitana foram de 34,1ºC em Campo Bom, 33,5ºC em Parobé e 33,4ºC em São Leopoldo. Porto Alegre foi a 31,8ºC.

O tempo não muda muito amanhã. Mais uma vez se projeta o predomínio do sol que aparece em todas as regiões do Rio Grande do Sul e com momentos de céu claro em algumas áreas, mas são esperadas ao menos nuvens altas em grande parte dos municípios gaúchos no decorrer deste domingo. No fim do dia não se afasta instabilidade junto à Fronteira Oeste.

O calor não será tão intenso como hoje na região de Uruguaiana, Alegrete e Quaraí, mas ganha força amanhã no Noroeste, onde algumas cidades terão de 37ºC a 39ºC. O calor aumenta neste domingo também na Grande Porto Alegre, para onde se prevê máximas de até 34ºC a 35ºC. Pontos dos vales superarão os 35ºC assim como algumas cidades no Centro gaúcho.

O tempo muito aberto com céu claro e com pouca ou escassa nebulosidade no domingo em diversas localidades vai manter os índices de radiação ultravioletas em valores elevadíssimos, não se recomendando a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h sem proteção adequada.