Quase dois metros de neve eram registrados em pontos da cidade de Bufallo na manhã deste sábado | JOHN NORMILE/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Uma tempestade de neve de longa duração como efeito da umidade vinda da região dos Grandes Lagos castigou duramente áreas no Oeste e Norte do estado norte-americano de Nova York, incluindo as cidades de Buffalo e Watertown. A neve em alguns pontos acumula até dois metros.

Bandas de nebulosidade com neve pesada avançaram dos lagos Erie e Ontário e trouxeram taxas de queda de neve de até 10 centímetros por hora desde a quinta-feira. A tempestade já soma quase dois metros de neve em alguns locais e ainda não chegou ao fim. Muitos veículos que tentavam circular pela área metropolitana de Buffalo ficaram presos na sexta-feira por causa de estradas intransitáveis.

Na manhã deste sábado, 1,98 metro de neve foi medida por um observador treinado pelo serviço meteorológico em Orchard Park, em Nova York. A governadora de Nova York, Kathy Hochul, declarou estado de emergência para as áreas de Buffalo e Watertown.


Ainda na noite de quinta-feira, todo o tráfego comercial foi proibido ao longo de um trecho de 200 quilômetros da rodovia Interstate 90, de Rochester, Nova York, até a fronteira com a Pensilvânia. Um estado de emergência também foi declarado para o condado de Erie, em Nova York. As pessoas residentes nas áreas mais ao Sul da cidade de Buffalo foram proibidas de viajar, enquanto o restante da cidade permanecia sob alerta.

Ao menos duas mortes foram atribuídas à tempestade por um funcionário do condado de Erie, em Nova York. A autoridade disse que dois moradores morreram após sofrerem problemas cardíacos ao tentar remover a neve e alertou que a neve é ​​pesada e pode ser perigosa.

Especialistas médicos dizem que remover neve pesada pode ser prejudicial à saúde. Um estudo do American Journal of Emergency Medicine descobriu que mais de 11.000 pessoas procuram atendimento médico por lesões associadas à remoção de neve a cada ano.


O escritório do Serviço Nacional de Meteorologia em Buffalo observou que o padrão meteorológico responsável pelo evento de neve com efeito de lago compartilha semelhanças com a histórica tempestade de efeito de lago de novembro de 2014 que foi apelidada de “Snowvember”, quando mais de 1,5 metro de neve paralisou Buffalo.

Alertas de neve de efeito de lago foram emitidos nos lados Leste e Nordeste dos lagos Erie e Ontário, incluindo as cidades de Buffalo e Niagara Falls, no Oeste de Nova York, e Watertown, no Norte de Nova York.

A neve é recorde. De acordo com o escritório do Serviço Nacional de Meteorologia em Buffalo, o recorde diário de queda de neve foi quebrado neste sábado com 16,1 polegadas caindo na cidade. O recorde anterior era de 7,6 polegadas, que foi estabelecido em 2014 durante o evento histórico e mortal ‘Snowvember’.

A equipe do Buffalo Bills tinha um jogo programado contra Cleveland Browns no Highmark Stadium neste domingo, mas o jogo foi transferido para o Ford Field em Detroit por causa da grande tempestade de neve.

Devido ao Highmark Stadium ser um estádio ao ar livre, as equipes estavam preocupadas com a quantidade de neve que precisava ser limpa e as previsões de que o estádio seria soterrado em neve se confirmaram pelas imagens publicada pela equipe em suas redes sociais com vários metros de neve que precisam agora ser removidos do Highmark Stadium.