A MetSul Meteorologia alerta que o calor vai aumentar ainda mais no Rio Grande do Sul com as mais altas temperaturas desde o último verão em muitas cidades gaúchas durante este fim de semana e na segunda-feira, antes da chegada de uma frente fria que vai trazer chuva e pôr fim à onda de calor.

Projeção do modelo europeu (ECMWF) mostra que massa de ar mais quente atua entre o Centro e o Nordeste da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul neste fim de semana | METSUL

O fim de semana de muito calor dá prosseguimento a uma sequência de dias de muito elevada temperatura no Rio Grande do Sul. Na tarde da sexta-feira, as máximas atingiram 36,7ºC em Quaraí, 36,2ºC em Uruguaiana, 35,7ºC em Alegrete, 35,6ºC em São Borja, 35,3ºC em Santa Rosa e 35,0ºC em Bossoroca. Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram 33,0ºC em Campo Bom.

O forte aquecimento é favorecido por uma massa de ar muito seco que derrubou a umidade relativa do ar. Grande parte da Metade Oeste gaúcha teve uma tarde de sexta-feira com índices de umidade abaixo de 20% e que desceram a 13% em Santa Rosa e 14% em Quaraí, Alegrete e Santiago.

Esta massa de ar muito seco permanece atuando no Rio Grande do Sul neste sábado e traz outro dia de tempo ensolarado no estado com amplos períodos de céu claro, embora se preveja a passagem de nuvens altas no decorrer do período por várias regiões.

O tempo aberto mais uma vez favorece resfriamento noturno e o dia começa bastante ameno, mas aquece muito rapidamente durante a manhã e já faz calor antes do meio-dia em grande número de municípios.

No domingo, mais uma vez se projeta o predomínio do sol que aparece em todas as regiões do Rio Grande do Sul e com momentos de céu claro em algumas áreas, mas são esperadas ao menos nuvens altas em grande parte dos municípios gaúchos. No fim do dia não se afasta instabilidade junto à Fronteira Oeste.

Máximas perto de 40ºC em algumas cidades

As tardes deste sábado e de amanhã serão de calor excessivo em diversas cidades gaúchas. As mais altas temperatura são esperadas do Centro para o Oeste do Rio Grande do Sul, onde são esperadas máximas generalizadas acima de 35ºC com extremos perto de 40ºC em alguns pontos.

Projeção de temperatura para 15h de sábado do modelo alemão Icon | METSUL

Projeção de temperatura para 15h de domingo do modelo alemão Icon | METSUL

Os termômetros neste sábado devem indicar à tarde entre 36ºC e 38ºC em municípios junto à Fronteira Oeste e o Noroeste. Na Grande Porto Alegre, as máximas ficam entre 32ºC e 34ºC na maior parte dos municípios. Setores dos vales terão máximas ao redor dos 35ºC.

Já o domingo deve registrar máximas menores na região de Uruguaiana, Alegrete e Quaraí, mas terá um aumento das máximas no Noroeste, onde algumas cidades terão marcas à tarde de 37ºC a 39ºC. O calor aumenta no domingo também na Grande Porto Alegre, para onde se prevê máximas de até 34ºC a 35ºC. Pontos dos vales superarão os 35ºC assim como algumas cidades no Centro gaúcho.

Calor vem com baixa umidade e alto índice UV

As altas temperaturas deste fim de semana no período da tarde serão favorecidas pelo ar muito seco que inibe a formação de nuvens. Novamente, a umidade relativa do ar será muito baixa à tarde com marcas abaixo de 30% em grande número de municípios neste sábado. Já no domingo se espera que a umidade aumente.

O tempo muito aberto com céu claro neste sábado e com pouca ou escassa nebulosidade no domingo em diversas localidades vai manter os índices de radiação ultravioletas em valores elevadíssimos neste fim de semana, não se recomendando a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h sem proteção adequada.