Anúncios

Pouco mais de uma semana depois de ter registrado a sua menor temperatura do ano, o Rio Grande do Sul experimentou um fim de semana de primavera que proporcionou aos gaúchos tardes com marcas nos termômetros muito acima da média desta época do ano e um domingo de Dia dos Pais com calor.

A temperatura já tinha alcançado os 30ºC durante o sábado, marca registrada nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia de Bagé e São Borja. Em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, a máxima do sábado bateu em 31,4ºC. Em Porto Alegre, no bairro Jardim Botânico, a tarde de sábado de céu claro teve uma máxima de 28,6ºC.


Entardecer do sábado em Venâncio Aires | Douglas Becker

Fim de tarde em Porto Alegre no sábado | Fernando Oliveira

O calor prosseguiu neste domingo e aumento ainda mais na maioria das regiões. Durante a tarde, as máximas alcançaram 31,4°C em Bagé, 31,2ºC em Santa Rosa, 31,1ºC em Teutônia, 30,9ºC em São Borja, 30,8ºC em Feliz, 30,6ºC em Alegrete, 30,3ºC em Parobé, 30,2ºC em Campo Bom e 30,0ºC em Quaraí. Porto Alegre foi a 28,9ºC no Jardim Botânico em outra tarde de céu claro.

Amanhecer deste domingo em Capão da Canoa | Daniel Fleck

Amanhecer deste domingo em Livramento | Fabian Ribeiro

Fim de tarde em Porto Alegre no domingo | Fernando Oliveira

Fim de tarde deste domingo em Colinas | Mario Andrade

Dias quentes são comuns em agosto, apesar de ser inverno, e ocorrem todos os anos. Uma massa de ar quente tomou conta do Rio Grande do Sul após o ar polar do fim de julho se afastar para o oceano e elevou a temperatura.

Neste fim de semana, com o avanço de uma frente fria que causou estragos na Argentina, uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera se originou a partir da Bolívia e reforçou o ar seco e quente com máximas mais altas sábado e hoje.

O tempo, contudo, vai mudar.  O sol aparece com nuvens em parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, porém no Oeste e no Sul a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza com chuva devido à chegada de uma frente fria. No final do dia, a frente alcança o Noroeste e o Centro do Estado. Por isso, Porto Alegre terá um dia quente de sol e nuvens, mas no final do dia não se pode afastar chuva.


No Oeste e no Sul, regiões em que a frente fria chega cedo, a temperatura declina e ar mais frio começa a ingressar à noite com vento e baixa sensação térmica nesta segunda-feira. Nas demais regiões, esta segunda é de temperatura elevada com abafamento durante a tarde.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Entre a terça e quarta-feira, uma massa de ar polar tomará conta do Rio Grande do Sul com uma queda bastante acentuada da temperatura e o retorno do frio típico de inverno. A chegada do ar polar deve se dar com vento que pode soprar com rajadas fortes.

Anúncios