Pôr do sol em Porto Alegre neste domingo de Páscoa que registrou uma temperatura máxima de 29,8°C na estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no bairro Jardim Botânico | Rosinara Ferreira

Calor vai marcar a semana que começa no Rio Grande do Sul. Se a semana passada foi de marcas amenas e até frio à noite em diversas cidades, a que tem início lembrará mais o clima do começo de março.

Uma massa de ar quente se instala sobre o Estado e traz uma sequência de dias com temperatura alta.

A previsão é que todos os dias da semana sejam de temperatura acima a muito acima da média no território gaúcho. 

Agora, neste começo, as máximas tendem a ficar 4ºC a 5ºC acima das normais históricas de abril. Já no final da semana, a perspectiva é que as máximas à tarde atinjam valores 8ºC a 10ºC superiores ao que é normal para esta época do ano. 

Porto Alegre, por exemplo, tem uma média máxima histórica em abril de 25,0ºC e nesta segunda deve ter entre 29ºC e 30ºC à tarde ao passo que na sexta e no sábado os termômetros podem indicar de 33ºC a 35ºC. 

Calor trará chuva muito isolada 

O sol predomina ao longo desta semana no Rio Grande do Sul, mas o calor deve trazer chuva isolada.

A previsão, com efeito, é de pancadas de chuva em alguns pontos do Sul, Oeste e o Centro do Estado já nesta segunda. Na terça, chuva pode atingir alguns locais do Noroeste e do Norte gaúcho. 

O tempo firme predomina entre quarta e sexta. O fim de semana próximo, entretanto, terá sol e nuvens com chuva. 

Então, uma frente fria avança e já traz chuva sábado no Sul gaúcho e na maioria das regiões no domingo. Há risco de temporais isolados.

Por fim, a frente precede uma massa de ar frio, mas que não será forte. A queda da temperatura será acentuada, mas não se espera ainda frio de inverno.