Anúncios

Calor foi de verão hoje em Campo Bom com temperatura máxima durante a tarde de 33,7°C | Nilson Wolff

O calor foi de verão e a tarde de hoje foi a mais quente na Grande Porto Alegre em 16 anos no mês de maio, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

A temperatura máxima em Campo Bom chegou a 33,7ºC, sendo superada apenas pelos 35,4ºC de 1º/5/2000 e os 33,8ºC de 18/05/1985 e 14/5/2005. Foi a terceira maior marca em maio em Campo Bom desde a abertura da estação em 1984. 


O calor se fez presente em outros municípios. Os termômetros indicaram durante a tarde 34,2ºC em Feliz, 34,1ºC em Teutônia, 33,9ºC em Rio Pardo, 33,4ºC em Canoas, 33,2ºC em Parobé e Santa Maria, 32,8ºC em Santa Rosa, 32,6ºC em São Leopoldo, 32,4ºC em São Gabriel e São Borja, 32,3ºC em Porto Alegre e 32,1ºC em Alegrete. 

Por que o calor de verão?

Com uma frente fria na altura do Rio da Prata, instalou-se sobre o Rio Grande do Sul um quadro pré-frontal, trazendo correntes de vento de Norte com ar quente e a conseqüente forte alta da temperatura. 

A frente fria responsável por chuva e temporais em Buenos Aires e no Uruguai chega ao Rio Grande do Sul nesta terça e traz chuva para parte do Estado com declínio da temperatura. 

Na Metade Norte, o tempo segue quente nesta terça e a instabilidade será maior na quarta. A quarta-feira, aliás, deve ter chuva na maior parte do Rio Grande do Sul, exceção de alguns pontos mais ao Norte do Estado e perto de Santa Catarina, com pancadas fortes em alguns municípios. 

Tempo fechado, chuva e advecção de ar frio farão com que a temperatura não apenas decline como se mantenha baixa durante o dia ao longo da quarta. Com isso, as temperaturas da tarde serão baixas e o Estado terá a tarde mais fria do ano até agora em grande número de municípios. 


Em muitas cidades, a temperatura às 15h de quarta vai estar abaixo de 20ºC. Porto Alegre é uma das cidades que deve ter sua primeira tarde abaixo dos 20ºC do ano na quarta-feira.

 

Anúncios