Anúncios

Calor em Venâncio Aires (fotografia) pode chegar a 38°C na tarde da segunda-feira que será escaldante no Rio Grande do Sul | Douglas Becker

O começo da semana será de muito calor no Rio Grande do Sul depois que no começo deste sábado se registrou frio de 3ºC e geada nas áreas de maior altitude do estado gaúcho. O calor será intenso em diversas regiões com máximas que devem superar os 35ºC em um grande número de municípios. A segunda-feira será o dia mais quente com calor em patamar de janeiro e fevereiro, típico de auge do verão.

Mesmo que o dia tenha começado frio hoje, a tarde deste sábado teve máximas acima dos 30ºC em muitas cidades. Os termômetros indicaram 32,9ºC em Uruguaiana, 32,7ºC em Porto Xavier, 32,1ºC em Quaraí, 31,1ºC em São Gabriel, 31,0ºC em Santo Augusto, 30,7ºC em Alegrete, 30,5ºC em Cruz Alta, 30,3ºC em Porto Alegre, e 30,2ºC em Campo Bom e Teutônia.


O ar muito seco favoreceu a enorme amplitude térmica neste sábado com frio cedo e calor à tarde. Em Porto Alegre, a umidade relativa do ar no Jardim Botânico caiu a apenas 21% durante a tarde. No interior gaúcho, 11% em Cruz Alta e Ibirubá, 13% em Santa Rosa, 14% em Soledade, 16% em Rio Pardo, 18% em Vacaria, e 20% em Santa Maria e São Vicente do Sul.

Domingo de ar muito seco e mais calor

Será um lindo domingo no Rio Grande do Sul com tempo ensolarado e amplos períodos de céu claro sob efeito da massa de ar muito seco. Faz frio ainda cedo, mais intenso em baixadas da Serra e dos Aparados, mas a tarde será de calor e mesmo muito quente em algumas regiões.

A umidade relativa do ar durante a tarde voltará a ter marcas típicas de deserto com valores entre 10% e 20%, o que requer hidratação e cuidados com o risco de incêndio em vegetação. Com a manutenção do ar muito seco e o ingresso de ar mais quente a partir do Nordeste da Argentina, a temperatura se eleva ainda mais.

Porto Alegre deve ter máxima de 32ºC a 33ºC. Na Grande Porto Alegre, o Vale do Sinos poderá registrar máximas de até 34ºC. No Noroeste gaúcho, as máximas podem chegar a 36ºC em cidades da região. No Oeste, 34ºC a 35ºC nas áreas de Uruguaiana, Itaqui e Quaraí. Santa Maria deve ir a 33ºC e os vales terão 34ºC a 35ºC. No Sul, 33ºC ou 34ºC na região de Pelotas. No Norte, marcas ao redor de 30ºC a 31ºC nas áreas de Passo Fundo e Carazinho. Mesmo na Serra haverá pontos com 29ºC a 30ºC neste domingo à tarde.

Segunda-feira será o auge do calor

A terça-feira ainda deve ter tempo muito quente antes da chegada de uma frente fria durante o dia que trará chuva, mas será esta segunda-feira o dia mais quente. O calor que se projeta para o período da tarde será muito intenso.


Isso porque a aproximação de uma frente fria deve induzir um quadro pré-frontal com entrada de ar muito quente, transportado por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude. O calor será intenso também no Uruguai e Argentina. A cidade de Buenos Aires deve se aproximar do recorde de máxima para o mês de novembro.

No Rio Grande do Sul, Porto Alegre pode marcar 36ºC na tarde da segunda-feira. Na Grande Porto Alegre, marcas de 37ºC ou 38ºC. Os vales e o Noroeste também podem chegar aos 38ºC. Marcas semelhantes no Noroeste com 37ºC a 38ºC. Em pontos do Sul e da Campanha, 35ºC a 36ºC. No Centro gaúcho, 35ºC a 36ºC. Na região de Passo Fundo, termômetros podem indicar 32ºC a 33ºC. Na Serra, quase todas as cidades passam dos 30ºC.

Anúncios