Anúncios

O verão climático, que se define pelo trimestre de dezembro a fevereiro, e se distingue do verão astronômico que só tem início daqui a um mês, começa em apenas dez dias.

A despeito de faltar pouco mais de uma semana para o chamado verão climático, frio de inverno com geada foi observado no começo deste sábado no Sul do Brasil com marcas muito baixas para a época do ano.


Diferentemente das duas madrugadas anteriores, quando as mínimas ocorreram no Sul gaúcho pelo tempo aberto, com era previsto as menores temperaturas se dariam neste fim de semana nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense pela abertura do tempo nestas regiões.

Cambará do Sul: 3,2°C
Urubici: 4,5°C
Urupema: 4,6°C
São Joaquim: 4,9°C
São Francisco de Paula: 5,3°C
São José dos Ausentes: 5,3°C
Farroupilha: 6,0°C
Canela: 6,1°C
Campos Borges: 6,2°C
Bom Jardim da Serra: 6,6°C
Soledade: 6,9°C
Vacaria: 7,3°C
Caxias do Sul: 7,4°C
Barra do Ribeiro: 7,5°C
Espumoso: 7,7°C
Garibaldi: 7,9°C
Tapera: 7,9°C
Quevedos: 8,0°C
Gramado: 8,1°C
Bom Jesus: 8,2°C
Capão Bonito: 8,4°C
Portão: 8,4°C
São Martinho: 8,5°C
Getúlio Vargas: 8,7°C
Ilópolis: 9,2°C
Alto Feliz: 9,3°C
Lagoa Vermelha: 9,3°C
Morro Reuter: 9,3°C
Muitos Capões: 9,5°C
Venâncio Aires: 9,5°C
Taquara: 9,6°C
Teutônia: 9,6°C
Marau: 9,7°C
Veranópolis: 9,7°C
Chapada: 9,8°C
Nova Petrópolis: 9,8°C

Geada tardia

Tanto o Rio Grande do Sul como Santa Catarina começaram este sábado com marcas abaixo de 5ºC, segundo dados de estações oficiais e particulares. Veja algumas das menores mínimas observadas hoje cedo por estações meteorológicas nos estados gaúcho e catarinense.

Mesmo não sendo época, apesar de não ser incomum, geou em pontos do Nordeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, a paisagem hoje cedo mais lembrava as das noites muito frias do inverno com os campos brancos pelo gelo.

São Joaquim com campos brancos em 20 de novembro | Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

São Joaquim no amanhecer deste sábado | Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Outro município que teve geada no começo deste sábado foi São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul. O fenômeno não ocorreu com a mesma intensidade da catarinense São Joaquim, mas era perceptível o gelo sobre os gramados hoje cedo.

Geada em São Francisco de Paula no começo deste sábado | Nilson Wolff

O perfil muito seco da atmosfera favoreceu a ocorrência de geada. Com a escassa nebulosidade, o vento calmo e o ar seco em altitude, o resfriamento foi acentuado e se produziu a formação de geada com a baixa temperatura.

Previsão de mais frio e geada amanhã

O domingo deve começar também com mínimas muito baixas para esta época do ano no Nordeste gaúcho e no Planalto Sul de Santa Catarina. Devem se repetir as condições de hoje com tempo aberto, ar seco e vento calmo a fraco. Com isso, a temperatura despenca nas baixadas e novamente pode ocorrer formação de geada.


Nos Aparados da Serra do Rio Grande do Sul, nos pontos mais frios, na região de São José dos Ausentes, o final da madrugada deste domingo pode registrar marcas de 4ºC a 6ºC em alguns pontos.

Em baixadas da área de Caxias do Sul e da Região das Hortênsias, os termômetros podem indicar ao redor de 7ºC. No Planalto Sul Catarinense, mínimas inferiores a 5ºC são esperadas em diferentes pontos.

Anúncios