Anúncios

Calor de quase 30ºC em pleno mês de julho no Rio Grande do Sul e previsão é de outra tarde quente nesta terça-feira | Fernando Oliveira

Calor de quase 30ºC em pleno mês de julho. O Rio Grande do Sul teve nesta segunda (12) uma tarde quente para os padrões do mês de julho com marcas muito acima do que é comum para esta época do ano. As máximas se aproximaram dos 30ºC em algumas regiões do Estado.

Estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram na tarde desta terça-feira máximas de 28,0ºC em Quaraí, 27,9ºC em Uruguaiana e 27,1ºC em Alegrete. Estações particulares indicaram 27,4ºC em Teutônia e 27,9ºC em Feliz.


Na Grande Porto Alegre, as máximas de hoje alcançaram 26,3ºC em Campo Bom e 26,1ºC em Novo Hamburgo. Parobé atingiu 29,3ºC. Em Porto Alegre, a máxima na estação do Inmet, no Jardim Botânico, foi de 26,5ºC.

Calor em julho não é raro

Estamos no auge do inverno e predominam os dias frias, entretanto alguns dias em que a temperatura fica mais alta e até com calor são absolutamente normais no inverno gaúcho. O Rio Grande do Sul encontra-se nas latitudes médias do continente, uma região que se denomina de “fronteira climática”, que sofrem a influência de massas de ar frio e quente em qualquer época do ano.

Assim, como no verão ar frio às vezes traz temperatura amena e até geada em locais de maior altitude, no inverno são comuns alguns dias quentes.

Estes dias mais quentes costumam ocorrer principalmente nos meses de agosto e setembro à medida que o inverno começa a se aproximar do fim. Todos os anos há dias de calor em agosto e em algumas ocasiões a temperatura já superou os 35ºC no Estado.

Há precedentes de máximas perto de 40ºC em pleno inverno no mês de setembro. Os eventos de calor muito intenso costumam preceder radicais mudanças do tempo em agosto e setembro, não raro com tempo severo e intensas tempestades com danos.

Previsão de outra tarde quente

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas com nuvens em parte do Estado. Mais uma vez a madrugada e o amanhecer devem ter a presença de neblina ou nevoeiro em diferentes pontos, especialmente do Centro e do Leste do Estado, o que inclui a região metropolitana de Porto Alegre.


O começo da manhã é ameno na maioria dos municípios, entretanto faz frio em localidades de maior altitude, principalmente nas baixadas. Aquece aceleradamente no período da manhã antes de uma tarde quente para os padrões do mês de julho.

A temperatura máxima nesta terça-feira em Porto Alegre pode ficar entre 25ºC e 26ºC na maioria dos bairros, alcançando até 27ºC em alguns. Pontos da região metropolitana, dos vales e do Oeste gaúcho devem ter marcas ainda mais elevadas no período da tarde com registros de 28ºC a 29ºC, talvez atingindo 30ºC em uma localidade ou outra.

Anúncios